Evento foi lançado, nessa terça-feira, no estande da Prefeitura na Fenadoce. Inscrições para os cursos estão abertas
12-06-2019 | 11:49:53
De 20 a 31 de janeiro de 2020, Pelotas volta a se tornar a capital nacional da música de concerto. A cidade sedia a 10ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, lançado nessa terça-feira (11), no estande da Prefeitura na 27ª Fenadoce. A prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz, e secretários municipais acompanharam a noite em que dois dos grandes eventos característicos do município se encontraram.
Inscrições para o 10º Festival de Música começam na próxima semana
A expectativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que promove o Festival, é de que essa seja uma das melhores edições, já que marca uma década de atividades em solo pelotense. A ideia inicial era de que o evento fosse itinerante, mas, como lembrou a prefeita, em Pelotas ele se enraizou, democratizando a cultura e promovendo a arte e a educação.
“A educação e a cultura precisam de um espaço de relevância, e a nossa cidade é privilegiada nesse sentido, pois é o berço de muitas coisas boas, como o Festival. Aqui a música erudita encontrou salões e palcos, ganhou as ruas, a zona rural e a praia. Se diversificou, adquirindo a cara da nossa gente”, afirmou Paula.
O trabalho coletivo de Prefeitura, universidades, empresários e população, que atraem à cidade alguns dos melhores músicos do mundo, e consolidaram o evento como um dos maiores de música de concerto da América Latina, foi outro ponto ressaltado pela chefe do Executivo Municipal. Paula ainda fez um desafio ao Sesc: a publicação de um livro com histórias do Festival, envolvendo as transformações humanas; as vidas tocadas e mudadas pela música.
O coordenador artístico do Festival, maestro Evandro Matté, destacou a longevidade de um evento dessa magnitude, com benefícios econômicos, turísticos, culturais e, principalmente, sociais. Ao longo dos anos, dezenas de alunos conseguiram bolsas de estudo em instituições brasileiras e do exterior. Além disso, a própria cidade deu início à implementação de sua Orquestra Estudantil Municipal.
Já o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que também é vice-presidente da Fecomércio, disse que a manutenção desta programação diversificada na região é um voto de confiança, uma aposta, nas potencialidades do comércio e de prestadores de serviço da região. Estimular os municípios e transformar a vidas das pessoas é “o objetivo número um do Sesc”, disse.
“Pelotas e o Festival já tem uma história que nos orgulha. E fazer esse lançamento, ainda que simples, na Fenadoce é uma grande oportunidade de juntar os dois maiores eventos da cidade, que representam o que ela tem de melhor”, resumiu o diretor-regional do Sesc, Luiz Tadeu Piva.
A terça-feira também marcou o início do período de inscrições para os cursos do Festival. Serão oferecidos cursos para 19 instrumentos de música de concerto, além de choro, canto lírico e composição. As classes contam com 49 professores de 13 nacionalidades. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 15 de julho pelo site do Sesc.