Feira foi lançada em evento na Bibliotheca Pública, na noite de quinta-feira (23)
24-05-2019 | 14:22:01
Numa noite de cultura, história e doçura, a Bibliotheca Pública Pelotense foi o palco de largada da 27ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce). O evento de apresentação da temática e personagens da festa mais tradicional de Pelotas ocorreu no Salão Nobre, na quinta-feira (23), reunindo a corte da Fenadoce, autoridades municipais, imprensa e comunidade na celebração dos patrimônios materiais e imateriais da cidade.
Reconhecimento de Pelotas como patrimônio nacional completa um ano
Aplicativo desvenda o interior de prédios históricos
A Fenadoce 2019 ocorre de 5 a 23 de junho, com o tema "Patrimônio Nosso", inspirado no reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial. A honraria completou um ano no último 15 de maio e abrange o Conjunto Histórico Arquitetônico e a Tradição Doceira.
A prefeita Paula Mascarenhas lembrou, durante o lançamento, que a Feira é uma vitrine de Pelotas para o Brasil e o mundo, mostra as potencialidades e riquezas do município, o que atrai os turistas e faz girar a roda da economia. A Fenadoce, conforme a chefe do Executivo, também apresenta o que a cidade tem de melhor em termos de indústria e comércio, abre novos mercados, gera emprego e renda.
“Além disso, temos o aspecto cultural, que a cada ano se renova, que encanta as pessoas que vêm nos visitar, porque tem essa capacidade de se recriar a cada edição e de mostrar seu potencial. Nesse ano, especialmente, valorizando Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro; e a tradição doceira recebe essa homenagem anual”, disse a prefeita.
A realização da feira está a cargo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O conselheiro da entidade, Ênio Ferreira, explicou que, nesta edição, a proposta é uma homenagem à cidade. Com um tema simples, a entidade reafirma o compromisso não só com a Fenadoce, mas também com a divulgação de Pelotas e valorização de suas raízes de sal e açúcar.
O reflexo dessa decisão veio já no espetáculo de abertura da noite, em que os personagens, inspirados nos antigos barões e baronesas, cantaram e dançaram a história. As charqueadas e os quilombos, o tambor de sopapo, o carnaval e claro, os doces, foram lembrados em músicas de conhecidos intérpretes pelotenses, como Vítor Ramil. Tudo isso para contar a história de Pelotas, a “flor do sal”.
O projeto de artes cênicas deste ano, construído pela Ânima Cultural, mescla tradição com tecnologia. A feira vai valorizar, preservar e divulgar o patrimônio cultural da cidade, através do olhar do artista Leandro Selister, tendo o Espaço Arte do Doce como centro e o aplicativo da Prefeitura, Turismo Virtual em Pelotas, como plataforma.
O interior da Fenadoce contará com fotografias e ilustrações do Conjunto Histórico de Pelotas, tombado pelo Iphan, com a oportunidade de interagir com o espaço por meio da tecnologia de realidade aumentada. Os visitantes terão a possibilidade de visualizar os tradicionais prédios pelotenses de dentro do Centro de Eventos, pelo próprio smartphone.
“É importante ressaltar o aspecto de inovação, de tecnologia. A Fenadoce sempre buscando se conectar com o que há de moderno e a Prefeitura, como tradicional apoiadora, esse ano participa juntando tecnologia, cultura e patrimônio também no nosso estande, com o aplicativo 'Turismo Virtual em Pelotas'. As pessoas vão poder, através da tecnologia, conhecer melhor os prédios históricos da cidade”, explicou a prefeita Paula.
A programação da Fenadoce 2019 contará com o Ciclo de Negócios, que inclui uma Rodada de Negócios, palestras e debates sobre assuntos como empreendedorismo. O Centro de Eventos também abre espaço para a Feira da Agricultura Familiar, o Festival de Moda e a Fenashow.
Como nas edições anteriores, a Feira recebe apresentações artísticas e culturais, visitas de escolas públicas da região, e a Gincana Cultural, envolvendo as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
“A Fenadoce tem uma característica além da grande participação popular: ela traz investimentos importantes pra cidade. É o maior evento na área do desenvolvimento e do turismo da nossa região. A gente tem que valorizar o grupo gestor da CDL, que mesmo em momentos difíceis continua empreendendo, mantendo a Fenadoce e incrementando, inclusive”, avaliou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.
O lançamento da 27ª Fenadoce foi acompanhado pelo vice-prefeito, Idemar Barz, os secretários de Cultura e Qualidade Ambiental, Giorgio Ronna e Felipe Perez, respectivamente, além da assessora especial Clotilde Victória.