ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Carnaval

A Doce Folia da Paz faz do Carnaval 2018 um sucesso

Sete entidades carnavalescas fecham o circuito de desfiles que reuniu 23 agremiações em 2018

Por Andressa Barbosa 13-02-2018 | 04:40:35

       Durante três dias, a Doce Folia da Paz reuniu 23 entidades carnavalescas que deram vida à Passarela do Samba. No fechamento da programação 2018 - que se destacou como a mais segura dos últimos anos, sem nenhuma ocorrência registrada - a segunda-feira (12) começou com a alegria da Banda Lobos da Cerca, a primeira das sete entidades que encerraram os desfiles no Sambódromo. A estimativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas, entre público e foliões, tenham prestigiado os festejos neste ano.

Fotos: Gustavo Mansur

Vídeo: Rogéria Ferreira

      A segunda entidade a ingressar no Sambódromo foi o Bloco da Paz (veja a matéria completa aqui). A estreia do novo grupo, acompanhado pelos Clubes Sociais e a comunidade, mostrou que a conscientização por uma cidade mais pacífica pode ser um grande tema a embalar o Carnaval.

Vídeo: Rogéria Ferreira

      Nem mesmo a queda na temperatura foi suficiente para derrubar o ânimo dos foliões que vibravam com a passagem de cada agremiação. A diversidade também falou alto, com espaço para novatos e nomes antigos no cenário pelotense, como a Banda Entre a Cruz e a Espada.

      No começo da madrugada, a Passarela ficou azul e branca com a entrada da única escola a desfilar neste ano: a Academia do Samba. Sob o tema-enredo “A Resistência do Povo Africano”, a Academia valorizou a importância das raízes afro-descendentes na formação da cultura em um desfile que brilhou e encantou a todos.

Vídeo: Rogéria Ferreira

      Na sequência, o som de outra percussão anunciava que era chegada a hora da Ki-Bandaço assumir a cadência da folia. Nos abadás, as cores verde, vermelho e branco simbolizavam o amor dos entusiastas da tradicional banda carnavalesca que enalteceu São Jorge em sua performance.

Vídeo: Rogéria Ferreira

      Neste ano, a porta-estandarte da Unidos do Fragata, Renata Huth, acompanhou os desfiles no camarote. Grávida de oito meses, a foliã disse que não passa uma edição sem prestigiar as entidades pelotenses, seja dentro ou fora da Passarela.

“Amo o Carnaval de Pelotas e acho muito importante valorizarmos o que temos aqui, a riqueza das nossas entidades e da comunidade carnavalesca local. Sou a primeira a chegar e a última a sair, sempre”, destacou.

      A festa de momo pelotense continuou com a Banda Carnavalesca Família, que entrou ao som do famoso samba de Dudu Nobre, eternizado na abertura do programa de televisão A Grande Família. Assim como as outras agremiações da noite, foliões de todas as idades, até mesmo os pequenos, esbanjaram entusiasmo e atravessaram o Sambódromo com muito samba no pé.

 

Vídeo: Rogéria Ferreira

      Era quase 5h quando a Banda Meta deu o último grito de guerra na concentração e assumiu a responsabilidade de fechar, em grande estilo, a Doce Folia da Paz. Com batidas bem marcadas, parecidas com as dos grupos baianos da Timbalada e Olodum, a Meta cruzou a avenida com a energia de quem carregava a veia carnavalesca à flor da pele. O resultado não podia ser diferente. Concluiu com maestria a folia na Passarela do Samba.

     

Vídeo: Rogéria Ferreira

      O Carnaval 2018 foi organizado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), com o apoio da Prefeitura.

      Alegria que contagia

Até a equipe responsável pela limpeza da Passarela entrou no clima e caiu na folia. Confira:

Vídeo: Rogéria Ferreira

      Veja mais fotos do Carnaval 2018 em https://www.flickr.com/photos/prefeituradepelotas/albums.

Carregando 0%