ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Obras e Pavimentação

Acessos e entorno da UPA Bento passam por recuperação

Obras qualificam área do futuro Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, que entrará em funcionamento nos próximos dias

Por Tânia Magalhães 15-04-2020 | 12:11:40

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop), está atuando na recuperação dos acessos e áreas do entorno do futuro Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, que entrará em funcionamento, em breve, no local que sediaria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na avenida Bento Gonçalves. A rua Marechal Rondon, do portão dos fundos do prédio até a Doutor Amarante, já passa por obras de pavimentação com material asfáltico.

Rua Marechal Rondon recebe pavimentação com material de fresagem – Fotos: Divulgação/Smop

O secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada, informa que a via será priorizada para trânsito de ambulâncias. 

“O percurso era secundário. Com a abertura do Centro, passará a ser principal para ambulâncias. A Smop está reutilizando, em 82 metros de extensão por cinco de largura, hoje de saibro, na rua Marechal Rondon, material da fresagem (raspagem) da antiga pavimentação asfáltica da rua Marcílio Dias, que passa por requalificação", explica. 

Além de baratear as intervenções, já foi comprovada a eficácia do aproveitamento desse componente no pavimento de outras vias. A Smop também realiza recuperação de pontos danificados nas ruas Bernardo Pires, Doutor Amarante e Visconde de Sinimbu, na Castilhos, para qualificar o entorno do Centro de Síndromes Gripais, já equipado com camas hospitalares e instalações como emergência, enfermaria, sala de observação e unidades de tratamento intensivo.

Cuidados com a equipe

Desde o início da semana, com o término do Decreto 6.255, de 23 de março de 2020, de suspensão das obras públicas no Município por 15 dias, a Smop retornou às atividades nas ruas. “A equipe está reduzida. Servidores com mais de 60 anos ou que tenham algum problema de saúde que os inclua nos grupos de risco seguem afastados”, informa Tejada, reforçando o cumprimento das determinações para prevenção do coronavírus.

O pessoal em atividade conta com álcool gel para uso sempre que necessário, utiliza máscaras e luvas, e está orientado a manter distância entre os colegas. Tejada frisa que todas as ferramentas, quando retornam à Secretaria no final de cada jornada, são limpas com água e cloro para utilização no dia seguinte.

Consertos diversos

Diversas vias recebem consertos onde havia buracos e danos na pavimentação – Fotos: Divulgação/Smop

Entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15), 22 toneladas de asfalto são empregadas em consertos na pavimentação de diversas vias, entre as quais, as avenidas Ferreira Viana, Adolfo Fetter, Domingos de Almeida, 25 de Julho, Bento Gonçalves e Francisco Caruccio, além das ruas Osmar Schuch e Vila Peres (Lindoia), Dom Pedro II, Barão de Santa Tecla, e Santos Dumont. 

Outras ações

A Smop está reforçando o material de isolamento da área pública – praça entre as avenidas Dom Joaquim e Doutor Figueiredo Mascarenhas -, na frente do Clube Esportivo Gonzaga, para evitar aglomerações, principalmente nos fins de semana. O cercamento do local, com fita, já havia sido feito, mas não evitou encontros e reuniões de pessoas. Por isso, está sendo refeito. 

Área de estacionamento de ambulâncias é pavimentada – Fotos: Divulgação/Smop

Outra ação da Smop, também em andamento, é de participação, junto com a Mão de Obra Prisional (MOP), da Secretaria de Saúde (SMS), nas obras de pavimentação da parte coberta, nos fundos do prédio que sediará o Centro de Síndromes Gripais, na avenida Bento Gonçalves. O local será utilizado para estacionamento das ambulâncias.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

asfalto, pavimentação, entorno, centro síndromes gripais, avenida bento gonçalves, obras

Carregando 0%
Carregando 0%