ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Alunos da Orquestra Estudantil Municipal participam de festival on-line de música

O Festival Internacional de Música em Casa reúne músicos, professores e estudantes de todo o Brasil e do exterior

30-06-2020 | 14:52:01

O Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA), promovido pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é um festival on-line de música erudita, com a participação de mais de 200 professores e cerca de 16 mil alunos. O evento, que ocorre de 29 de junho até 03 de julho, conta com a participação da Orquestra Estudantil Municipal (OEM) de Pelotas

Fotos: Divulgação.
“Seguimos com os ensaios on-line, e toda oportunidade de cursos, formações pela internet, oferecidas pelas universidades, estamos aproveitando, e incentivo sempre os alunos a participar”, conta a professora Lys Ferreira, regente da Orquestra Estudantil Municipal.

Para os alunos de música o FIMUCA oferece classes de composição, regência, canto, piano, harpa, violão, cordas, madeiras, metais e percussão. Concertos via transmissão ao vivo pela internet e mesas-redondas com discussões específicas da área completam a programação do evento. 

Saiba mais

Orquestra Estudantil Municipal investe nos sonhos e no talento de jovens pelotenses

Orquestra Estudantil Municipal se adapta durante pandemia para manter aprendizado musical

Apoio para os ensaios on-line 

A Orquestra, por contar com a participação de alunos de diferentes realidades sociais, enfrenta um desafio para continuar com seus ensaios on-line durante a pandemia do novo coronavírus, que exige medidas de isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. “Nem todos têm uma internet de qualidade, ou mesmo um computador ou celular adequados para acompanhar as videoaulas, produzir os vídeos dos seus ensaios, e mesmo participar de festivais on-line”, conta a professora.

Empresas e pessoas da comunidade que tiverem interesse em ajudar com a doação de equipamento de informática, como computador, notebook ou celular, mesmo que usado, mas que esteja em condições de uso pelos alunos, podem entrar em contato pelo e-mail orquestraestudantilmunicipal@gmail.com, ou pelo telefone (53) 9.8116-1619 (WhatsApp). 

A Orquestra

Fundada em maio de 2018, a Orquestra Estudantil Municipal (OEM), projeto desenvolvido pela Prefeitura de Pelotas via Secretaria de Educação e Desporto (Smed), oportuniza aos estudantes da rede municipal de ensino de Pelotas um contato com a música erudita. Em pouco mais de dois anos de trajetória o grupo já se apresentou em locais como a Feira do Livro e o Festival Internacional Sesc de Música. Parte dos instrumentos utilizados no projeto foram adquiridos pela Prefeitura, outros são de propriedade dos próprios integrantes ou oriundos de doações da comunidade.

A Orquestra, atualmente com 70 alunos participantes, é regida pela professora Lys Ferreira, licenciada em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que ministra as aulas de percussão, contrabaixo, violino, teclado, violão e flauta doce. 

Os ensaios semanais ocorriam presencialmente na Estação Ferroviária de Pelotas, no Largo de Portugal, nº 37. Com a pandemia do novo coronavírus o grupo mantém contato por meio de videoconferências e grupos de bate-papo nas redes sociais. As aulas virtuais, mesmo que a distância, e os treinos em casa, têm auxiliado os alunos a passar por esse momento de distanciamento social - as aulas presenciais estão suspensas desde março. 

“Nossas aulas on-line, por meio de vídeos, acompanhamento via WhatsApp, são um desafio maior para os alunos que ingressaram na Orquestra em março deste ano, e estão tendo sua iniciação na música erudita direto nessa nova realidade, das aulas virtuais”, conta Lys.

Tags

orquestra estudantil municipal, festiva internacional de música em casa, prefeitura de pelotas, música virtual, festival on-line

Carregando 0%
Carregando 0%