Curso do Pacto pelotas pela Paz prepara jovens para o primeiro emprego
06-09-2019 | 16:29:33
As aulas do Projeto Start, do Pacto Pelotas pela Paz, continuam atraindo jovens, dos mais diversos bairros da cidade, interessados em aprender sobre o mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (6), foi a vez da turma da Vila Princesa entender sobre empreendedorismo por meio de atividades em grupo. A atividade busca ainda atrair os jovens para a sala de aula e prevenir a violência.
Projeto Start dá início à capacitação da quarta turma
O Bairro da Gente aproxima serviços da comunidade na Vila Princesa
Um diferencial da turma é que, dos cerca de 30 alunos, dez se inscreveram para participar do Start durante o oitavo O Bairro da Gente, realizado na Vila Princesa no final de maio. Agora, o interesse se reflete na participação nas aulas que ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ronna, onde eles se preparam, semanalmente, para o primeiro emprego.
No encontro desta semana eles tiveram que entregar o Termo de Responsabilidade, assinado por algum familiar, além do Contrato de Responsabilidade Pessoal, em que definiram suas metas dentro do projeto. As expectativas da grande maioria são muito similares. Vencer a timidez, ingressar no mercado de trabalho para adquirir independência financeira, ajudar pais, avós, tios, etc. são os principais objetivos de quem, mesmo longe do centro da cidade, sonha também com ensino superior.
Depois, o assunto do dia foram as características presentes em um empreendedor, apresentadas pelo coordenador e professor do Start, Pablo Salomão. Cada um dos jovens precisou fazer uma autoavaliação, identificando suas próprias características positivas, e apenas uma regra foi estabelecida: “o 'não sei' não é uma resposta válida”, alertou o professor.
Persistência, busca por oportunidades, correr riscos calculados e autoconhecimento foram alguns dos pontos de identificação entre a turma, que aos poucos se familiariza com o mundo do trabalho e que, dentro de dois meses, estará formada e capacitada para a produção de currículos, participação em entrevistas e apresentação em público.
O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que promove oficinas de esporte, artes e profissionalização, além de captar vagas de trabalho. Até agora, mais de 1.100 oportunidades foram captadas dentro da iniciativa.
O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens, entre 14 e 24 anos, para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. As aulas contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. O projeto já formou 230 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano e Centro, em três turmas.