ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Animais do canil municipal aguardam por um lar

Processo de adoção é mediado pela Secretaria de Saúde

14-08-2018 | 13:42:35

      O Canil Municipal de Pelotas, gerenciado pelo Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), abriga cerca de 50 cães resgatados das ruas de Pelotas. O local, situado no Km 71 da BR-392, serve de passagem para animais que precisam de cuidados, e também é um local de moradia para os que aguardam por um lar adotivo.  

      Silvia Maria Soares Rodrigues, confeiteira, mãe do Nathan e moradora do Dunas, viu sua família crescer, após a chegada de dois novos membros: a Princesa e o Duque, que há dois meses deixaram o Canil para se juntarem aos Rodrigues.

Fotos: Marcel Ávila
“Meu guri queria o Duque, eu me encantei com a Princesa, não teve jeito, acabamos ficando com os dois”, conta, sorridente, Silvia Maria.  

      O processo, segundo Silvia, foi rápido e sem muita burocracia. Desde junho desse ano já foram 20 cachorros adotados. Qualquer pessoa interessada em adotar um cãozinho pode ir até o Canil Municipal para conhecer os seus moradores. Basta preencher um termo de adoção, em que a pessoa se responsabiliza pelos cuidados de alimentação, higiene e saúde do animal, para levar um deles para casa.

      É possível entrar em contato com o Canil Municipal pelo telefone 32710006. O atendimento para adoção é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e aos sábados das 10h às 16h.  

Imagens do Canil Municipal de Pelotas. Fotos: Janine Tomberg/Arquivo 
“Para animais de raças bravias ou cruzas destas, bem como aqueles que demonstram comportamento dominante, é realizada uma vistoria prévia para avaliar as condições do local que receberá esse animal. Sendo aprovado o local, o animal é liberado para ser adotado pela pessoa interessada”, explica Isabel Madrid, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde.  

Entidades apoiadoras  

      O Pró-Bicho Pelotas é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que faz ensaios fotográficos com animais que precisam de adoção. Na página do projeto é possível conferir as fotos, assim como na página do Zooando na Escola, projeto de educação em zoonoses, animais sinantrópicos e posse responsável da SMS.

Foto publicada na página do facebook do Pró-Bicho Pelotas 

Tags

canil municipal de pelotas, adoção de cães, zooando na escola, pró bicho pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%