Seis atrações integraram a programação do Bairro da Gente, que também ofereceu à comunidade uma série de benefícios e serviços disponibilizados por parceiros
26-05-2019 | 00:00:23
A comunidade que participou da oitava edição de O Bairro da Gente, na Vila Princesa, neste sábado (25), além de acessar diversos serviços públicos e ter a oportunidade de encaminhar demandas diretamente à prefeita Paula Mascarenhas, também acompanhou atrações culturais e aproveitou uma série de benefícios ofertados por parceiros do projeto. A atividade ocorreu na praça localizada ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ronna.
Audiência pública movimenta O Bairro da Gente na Vila Princesa
O Bairro da Gente aproxima serviços da comunidade na Vila Princesa
Tudo pronto para O Bairro da Gente na Vila Princesa
Raquiel Janke e Luis Neutzling estiveram entre as centenas de moradores que participaram do evento, presenciaram as performances artísticas e aprovaram a iniciativa da Prefeitura. “A ideia de trazer serviços e servidores para perto da comunidade é muito boa”, destacou Raquiel. O projeto também foi bem-visto por Daiane Borges, que levou toda a família para interagir.
“Tô achando tudo muito legal, para as crianças tá sendo ótimo. O mutirão de limpeza e manutenção que fizeram no bairro foi bem importante também”, contou a mãe de Kevin e Richard, de 9 e 7 anos.
A tarde de sol começou animada com um Aulão de Ritmos, promovido pelo Vida Ativa – projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), que estimula a atividade física em 51 núcleos da cidade. Músicas agitadas, conhecidas pelo público, embalaram os participantes. A professora Sandra Dias comanda aulas de dança todas as segundas-feiras, das 16h às 17h, na Igreja Cristo Redentor.
Quem dançou junto com o Vida Ativa foram os docinhos da campanha ‘Seja Doce com Pelotas’. O Beijinho e o Ninho de Ovos, além de representarem dois dos famosos doces pelotenses, simbolizam a iniciativa da Prefeitura de buscar sensibilizar a população – especialmente as crianças – sobre a importância de cuidar e manter limpa a cidade.
A divulgação da música erudita ficou por conta da Orquestra Estudantil Municipal, iniciativa da Smed que envolve, atualmente, cerca de 100 crianças e jovens de todos os cantos da cidade. Iniciada em maio de 2018, a proposta, que tem a coordenação da professora Lys Ferreira, ensina tanto a parte teórica quanto prática de instrumentos como violão, violino, violoncelo, flauta e teclado.
“Esta é uma oportunidade muito importante para eles apresentarem o que estão aprendendo e o quanto já evoluíram”, afirmou Lys, destacando feitos no currículo da Orquestra, como a participação no 9º Festival Internacional Sesc de Música e na última Feira do Livro de Pelotas. No evento, o grupo tocou a 9ª Sinfonia de Beethoven, Cânone em Ré maior de Johann Pachelbel e Aquarela, de Toquinho, arrancando aplausos do público.
Cerca de 25 componentes das invernadas Mirim e Juvenil do CTG Porteira da Princesa levaram o melhor da cultura gaúcha para o centro da praça. Desde 2004 o grupo se reúne para reverenciar o tradicionalismo e preparar-se para apresentações, como a deste sábado. Músicas conhecidas no movimento, como Maçanico e Chote Carreirinho, foram dançadas pelo grupo. Uma das integrantes, Júlia Peverada, de 13 anos, foi a responsável por declamar a poesia "Prenda Gaúcha", de Gonçalves Chaves.
“Fiquei nervosa, mas foi uma experiência muito legal. Participo há cinco anos do grupo e é algo que me faz muito bem”, contou a menina. Para a patroa do centro, Carmem Silva, um dos objetivos do CTG é envolver crianças e jovens da comunidade em uma atividade cultural.
Doze músicos da Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) alegraram O Bairro da Gente com música. Clássicos da Música Popular Brasileira e sucessos da atualidade estiveram no repertório da banda, que é regida pelo tenente Xavier e existe desde 1941.
Uma apresentação teatral e musical com fantoches chamou a atenção dos mais pequenos sobre a posse responsável e os cuidados necessários com os amigos de quatro patas. O mascote Zooandinho, do projeto ZOOando na Escola, também marcou presença no evento e posou para várias fotos ao lado da criançada. A iniciativa é da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde.
Os moradores que aproveitaram a tarde no evento tiveram à disposição diversos serviços e benefícios ofertados por empresas e instituições parceiras do projeto. Um dos mais procurados foi o corte de cabelo gratuito, oferecido pela Escola de Cabeleireiro Edward: 35 pessoas saíram do evento com visual novo.
A mateada foi garantida graças à distribuição de água quente e erva da Erva-mate Elacy, que foi bem acompanhada com pipoca e algodão-doce ofertados pela Local Net – responsável por viabilizar o acesso à internet. Bolachinhas, petiscos e refrigerantes foram distribuídos à população pela Biscoitos Zezé e pela Schin, respectivamente.
As moradoras interessadas em tornarem-se revendedoras da Boticário e da Mary Kay puderam conversar com representantes das marcas, que levaram ao evento uma série de produtos de beleza para demonstração, como maquiagens, perfumes e hidratantes.
Vagas para vendedor, garçom, balconista e mecânico foram algumas das apresentadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), que orientou a comunidade sobre oportunidades de emprego. Quem buscava informações sobre direitos trabalhistas e seguro-desemprego, ou pretendia agendar a confecção da carteira de trabalho, contou com a assistência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).
A saúde esteve no foco dos parceiros do Bairro da Gente: testes de visão foram oferecidos pela Ótica Diniz e triagem auditiva pelo Centro Auditivo Som e Voz, que ofereceu audiometrias completas, de forma gratuita, a moradores que apresentaram dificuldade auditiva durante o procedimento. Os ‘Anjos de Preto’, do Instituto Educacional Dimensão, estavam a postos para prestar atendimento aos participantes. A equipe também aferiu pressão arterial e realizou testes de glicose.
Representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Comarca de Pelotas, forneceram orientações jurídicas e informações acerca da conciliação de conflitos por meio da aplicação da Justiça Restaurativa – uma das estratégias de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. Em escolas e condomínios da cidade, centenas de círculos de construção da paz são realizados a fim de buscarem a solução de problemas através do diálogo e do entendimento.
O Cartão para Todos fez o cadastro de moradores interessados em descontos em serviços de saúde, educação e lazer, vinculados a parceiros credenciados. Durante o evento, a taxa de adesão foi isenta. O Instituto Mix orientou sobre cursos técnicos profissionalizantes e apresentou as mais de 100 opções nas áreas de beleza, tecnologia, moda, construção civil, gastronomia, saúde, entre outros.
A Uniasselvi levou ao evento informações sobre cursos de graduação e pós-graduação e, ainda, alunos de Pedagogia realizaram atividades com as crianças, como pintura de rosto e brincadeiras. Discentes dos cursos de Investigação Forense e Perícia Criminal proporcionaram espaço para a discussão sobre violência doméstica. “É uma oportunidade boa para a comunidade e ótima para os estudantes, que podem aplicar, na prática, o que veem na teoria em sala de aula”, disse a coordenadora da Uniasselvi Pelotas, Paula Xavier.
A segunda edição de 2019 de O Bairro da Gente contou com o apoio também do Exército, que colaborou na montagem da estrutura do evento.