ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Balanço confirma: população corresponde ao lockdown

Números indicam que houve adesão e respeito à determinação do Município para o distanciamento social

Por Tânia Magalhães 11-08-2020 | 15:28:34

As 64 horas de lockdown em Pelotas, das 20h do sábado (8) ao meio-dia desta terça-feira (11), foram marcadas pela adesão e respeito da população à determinação de distanciamento social decretada pelo Município. As secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) fizeram o levantamento das infrações, que resultam em números mínimos se comparados ao de habitantes e ao de atividades comerciais, industriais ou de serviços.

Determinação "fique em casa" foi constatada na cidade - Foto: Rodrigo Chagas
“A população aderiu ao esforço e não houve incidentes relevantes durante os dias de lockdown. As pessoas entenderam que têm um papel a cumprir e isso é muito importante. É responsabilidade social e coletiva, diante da grave crise sanitária”, constata a prefeita Paula Mascarenhas.

Saiba mais

+Prefeita avalia positivamente lockdown em Pelotas

+ Operação Integrada fiscaliza lockdown no município 

+Fiscalização intensifica controle do lockdown até o meio-dia desta terça-feira

Durante o período de proibição do funcionamento de atividades não essenciais, as operações de segurança – SSP/Guarda Municipal, Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros - intensificaram as ações de controle. A elas, se uniram as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e a de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa/SMS). Além da fiscalização, da checagem de denúncias, e do patrulhamento das ruas, as operações integradas, em comboios, cobriram as principais vias da cidade, com o intuito de impedir ou dissipar possíveis aglomerações, perturbações do sossego, e zelar pelo cumprimento da Lei da Máscara.

Autuações em comércio e serviços

A fiscalização da SGCMU, com apoio da Segurança, fez dez interdições de comércio e serviços durante o lockdown, além de equacionar, de modo conciliatório, três casos de estabelecimentos abertos por interpretação equivocada do Decreto. Nesses, após diálogo, as atividades foram imediatamente suspensas.

O secretário Jacques Reydams avalia o número de ocorrências como baixíssimo. “A população e os empreendedores responderam de forma positiva ao distanciamento, entendendo a gravidade da situação. A participação de todos foi importante e despertou a necessidade de esforço coletivo para controle e superação das contaminações pelo coronavírus”, enfatiza.

SSP/Guarda Municipal

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Comando da Guarda Municipal, informa o balanço das operações realizadas nos dias de lockdown. Vinte e quatro autuações foram lavradas por aglomerações; duas pessoas foram responsabilizadas por promover as aglomerações; e seis pessoas foram multadas pela falta do uso de máscara. As infrações feriram a Lei 6.819/2020 (Lei da Máscara e das Aglomerações), e o Decreto 6.300/2020, que instituiu o lockdown no Município.

“O período foi de sucesso, com respeito da comunidade e sem maiores incidentes. Os números de autuações foram reduzidos. A SSP/Guarda Municipal ressalta a importância da participação da sociedade nesta luta contra o inimigo invisível. Situações foram contornadas com orientação e diálogo. As autuações limitaram-se a casos extremos”, avalia o secretário Samuel Ongaratto.

Para o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio André Facin, “as operações integradas registraram êxito absoluto. O alto nível de respeito da sociedade foi muito significativo. Os poucos que desrespeitaram o esforço coletivo foram autuados. A motivação para quem trabalhou nas ruas, garantindo o cumprimento do Decreto e a segurança, veio da adesão da própria comunidade. Foi uma injeção de ânimo”.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

lockdown, balanço, números, autuações, segurança, fiscalização

Carregando 0%
Carregando 0%