ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Barraca de triagem do PS é ação preventiva ao coronavírus

Serviço tem como objetivo evitar contágio de pacientes e profissionais do PS pelo vírus causador da Covid-19

29-03-2020 | 17:06:37

Há pouco mais de uma semana, uma barraca do Exército se tornou o ponto de triagem dos pacientes que dão entrada no Pronto Socorro Municipal. A iniciativa visa tentar controlar uma possível contaminação de usuários e profissionais que atuam no pronto atendimento de urgência e emergência pelo novo coronavírus.

Foto: Rodrigo Chagas

Após os primeiros dias de instalação da estrutura, muitas pessoas acabaram procurando o local por apresentarem sintomas gripais que poderiam ou não ser causados por infecção pelo coronavírus e foram encaminhadas para a UPA Areal ou para alguma Unidade Básica de Saúde - locais de referência para esse tipo de atendimento. 

Segundo a direção do PS, alguns cidadãos não compreenderam o real significado da ação e por isso o equívoco em ir até o Pronto Socorro e não serem atendidos. "A barraca é um local de classificação do paciente que será internado no PS. É uma forma de evitarmos que possíveis doentes de coronavírus deem entrada e se misturem aos demais usuários e profissionais expandindo o contágio", explica a diretora do PS, Rosana Van Der Laan.

Classificação do paciente

Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, todo doente que chegar até a barraca de triagem apresentando sintomas gripais, terá a temperatura corporal avaliada, além de passar pela oximetria, ou seja, ter a quantidade de oxigênio no sangue medida. O resultado desses exames ajudará no primeiro diagnóstico para suspeita de contágio por coronavírus, evitando a entrada no Pronto Socorro Municipal. "Nessa primeira semana não tivemos nenhum caso suspeito, mas se tivéssemos seria encaminhado para a UPA Areal ou para uma Unidade Básica de Saúde, dependendo da gravidade", destaca a diretora.  

Outro local que está sendo preparado para atender à população é o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais que irá funcionar no prédio da UPA Bento.

Veja mais:

+Prefeita vistoria obras no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais

Todo paciente que for encaminhado ou procurar o PS terá que passar pela triagem. No local uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem farão o diagnóstico. Para que o serviço funcione 24 horas, mais quatro enfermeiros serão contratados nos próximos dias.  

Central de Triagem

Pessoas com sintomas gripais ou suspeitas de infecção pelo coronavírus devem ligar para a Central de Triagem por telefone, no número (53) 3284-7700, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram , Twitter e canal WhatsPel.  

Tags

coronavírus, exército, barracas, tenda, triagem, covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%