ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Boletim coronavírus nº 23 – 10/04/2020

Pelotas chega a 10 casos confirmados de Covid-19. Primeira confirmação de transmissão comunitária foi registrada nesta sexta-feira (10)

10-04-2020 | 15:44:19

Nesta sexta-feira (10) Pelotas chega a dez casos confirmados para a doença Covid-19, transmitida pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). São cinco novos casos, que se somam aos cinco já confirmados. 

Dos novos casos, quatro são mulheres, com idades de 52, 54, 61 e 63 anos. As pacientes permanecem em casa, em isolamento domiciliar, com a evolução de seus quadros de saúde monitorada pela Secretaria de Saúde (SMS). Todas estiveram em viagem para locais onde o vírus se alastrou, e lá tiveram contato com pessoas infectadas. Esses casos foram analisados por laboratórios particulares que passaram a ser credenciados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), não necessitando mais de contraprova.

Primeiro caso de transmissão comunitária

O quinto novo caso diagnosticado nesta sexta (10) é o primeiro caracterizado como transmissão comunitária em Pelotas. Trata-se de um homem de 29 anos, que não esteve em viagem nos últimos dias, nem manteve contato direto com pacientes confirmados positivos para Covid-19. Não sendo possível identificar a origem de sua contaminação, ela se caracteriza como transmissão comunitária. A Vigilância Epidemiológica do Município, em conjunto com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, investiga a situação deste caso e está tomando as medidas necessárias para mitigação de danos e controle da transmissão.

Pacientes no HE

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) há dois pacientes internados com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, aguardando confirmação de exames enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Um deles é residente de Pelotas, homem, de 47 anos, que deu entrada no hospital no dia 4 de abril. O outro paciente suspeito é morador de fora do município, homem, com 58 anos, internado desde 8 de abril. O caso confirmado de Covid-19 que está internado no HE é um homem de 70 anos, morador de Canguçu, internado desde 31 de março.

Outros casos

A primeira pessoa a ser diagnosticada com coronavírus, em Pelotas, uma idosa de 71, já é considerada curada. O segundo e terceiro casos, são homens de 71 e 55 anos, respectivamente. O idoso está internado em um hospital particular de Porto Alegre e o outro paciente está em isolamento domiciliar. Duas mulheres, mãe e filha, que estiveram internadas em um hospital da cidade, e foram diagnosticadas com Covid-19, tiveram alta e estão isoladas em casa.

Tags

boletim 23, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%