ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Boletim coronavírus nº 27 – 14/04/2020

Pelotas confirma o 11º caso de coronavírus: idosa de 61 anos, assintomática e em isolamento domiciliar

14-04-2020 | 15:47:46

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas recebeu, na tarde desta terça-feira (14), a confirmação do décimo primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no município. A notificação foi feita por pesquisa aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em cidades de oito diferentes regiões do Rio Grande do Sul, para estimar o número de pessoas que possam ter sido contaminadas pelo vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

De acordo com a chefe da Vigilância, Carmem Viegas, a constatação decorre de um teste rápido aplicado pelos pesquisadores em uma idosa de 61 anos. "Ela está assintomática, em isolamento domiciliar, e será monitorada pela Secretaria de Saúde, como todos os outros pacientes cujas doenças estão detectadas até agora", relata. A origem deste contágio ainda está sendo investigada.

Outros casos confirmados

Há quatro dias, foram registrados positivos, para o novo coronavírus, os exames de quatro mulheres e um homem, moradores de Pelotas. O homem, de 29 anos, seria o primeiro caso de contaminação comunitária do município, já que não foi possível identificar como ocorreu a infecção – o paciente não viajou recentemente, nem manteve contato com enfermos comprovadamente positivos para a Covid-19. Os cinco estão em isolamento domiciliar, monitorados pela SMS.

Em relação às primeiras ocorrências já confirmadas, o idoso de 71 anos permanece internado em um hospital particular de Porto Alegre. Três doentes, um homem de 55 anos e duas mulheres de 51 e 21 anos, mantêm isolamento em suas residências. A idosa de 71 anos, primeiro diagnóstico da Covid-19 em Pelotas, é considerada curada da patologia. 

+Boletim coronavírus nº 26 – 13/04/2020

Novos pacientes

A ala Covid do Hospital Escola (HE) da UFPel recebeu, entre essa segunda-feira (13) e esta terça-feira (14), três pessoas com suspeita de terem sido infectadas pelo novo coronavírus. Os novos enfermos são moradores de Pelotas e estão na enfermaria da unidade, na qual aguardam resultado do exame encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

De acordo com a enfermeira-chefe do Núcleo Interno de Regulação do HE, Angela Dias, dois pacientes são homens, um deles tem 54 anos e o outro 91 anos. Ambos deram entrada na ala Covid nessa terça, dia 13 de abril. Uma idosa de 79 anos foi internada nesta terça-feira (14). Dois deles, que apresentaram sintomas de síndromes gripais, foram encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Areal. O terceiro chegou à unidade de referência para possíveis infectados pelo vírus, por intermédio de um hospital da cidade.

Prossegue internado, na unidade Covid do HE, o homem de 70 anos, morador de Canguçu. Ele já teve o exame confirmado para a Covid-19. Um quinto paciente, de 58 anos, que também não reside em Pelotas, continua na enfermaria e espera resultado da análise laboratorial.

Exames no Lacen

A Vigilância Epidemiológica contabilizou crescimento da quantidade de coletas de material no município, que seguem em análise no Laboratório Central do Estado. Conforme o mais recente levantamento, existem 16 exames enviados ao Lacen à espera de testagem. "Esse total diz respeito ao somatório dos seis mais antigos, encaminhados antes de abril, e de mais dez remetidos no dia 8 deste mês", explica a chefe da Vigilância, Carmem Viegas.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

casos, exames, confirmado, laboratório, pelotas, saúde, coronavírus, covid, 11º caso

Carregando 0%
Carregando 0%