ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Boletim coronavírus nº 29 – 16/04/2020

Investigação da Vigilância Epidemiológica constata que os dois casos positivos – mais recentes – para a Covid-19 não são de moradores de Pelotas

16-04-2020 | 17:10:24

A partir do protocolo do Ministério de Saúde que preconiza a investigação da procedência dos casos confirmados para a Covid-19, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) de Pelotas concluiu, nesta quinta-feira (16), que os dois registros mais recentes, na cidade, são referentes a moradores de outra localidade do Estado. A constatação diminui o número de pessoas com validação positiva para a infecção pelo novo coronavírus no município, retornando a 11 casos, como divulgado na terça-feira (14).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, as duas últimas pessoas confirmadas para a doença – uma mulher de 61 anos e o filho dela de 23 –, foram testadas por um laboratório particular credenciado pelo Ministério da Saúde e notificadas, em um primeiro momento, como moradoras de Pelotas por terem procurado atendimento na cidade. 

" A mulher está internada em um hospital privado local e, o filho dela, em isolamento domiciliar, aqui em Pelotas, porque estavam visitando parentes", explica.

Carmem ainda salienta que a procedência domiciliar deles foi confirmada no momento em que a Vigilância deu continuidade à investigação, com o objetivo de consolidar dados necessários à notificação de casos com exames positivos ao Ministério da Saúde. Para fins estatísticos, o paciente só é contabilizado a partir do local onde possui residência.

Hoje, existem nove exames enviados pela Secretaria de Saúde, à espera da análise no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Internados

Houve alteração, também, no número de pessoas internadas na ala Covid do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Apenas uma moradora de Pelotas, de 77 anos, está hospitalizada na unidade e aguarda resultado de coleta de material. Os homens de 91 anos e 54 anos, internados no dia 13 de abril, negativaram os exames e tiveram alta. A idosa de 79 anos, que deu entrada no hospital em 14 de abril, também possui resultado negativo para o novo coronavírus, mas permanece na instituição de saúde, tratando outra síndrome respiratória.

Os demais internados em hospitais locais são moradores de outras localidades: dois pacientes no HE, um de 70 anos – confirmado para a Covid –, e outro de 58 anos, sob suspeita da doença. Uma mulher de 61 anos recebe atendimento em estabelecimento de saúde privado.

Um residente em Pelotas, de 71 anos, continua em hospital particular de Porto Alegre desde o mês passado, quando foi confirmado como contaminado pelo Sars-CoV-2.

Isolados e curados

Três pessoas, que moram no município, permanecem em isolamento domiciliar, após terem "positivado" para a Covid-19: uma jovem de 21 anos, um homem de 29 anos e uma mulher de 61 anos. Todos são monitorados pela SMS. Até hoje, a cidade registra sete pessoas curadas, depois de confirmada oficialmente a enfermidade.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, covid-19, hospital, internados, boletim nº 29, dia 16 de abril de 2020, 11 casos, curados, internados, em isolamento

Carregando 0%
Carregando 0%