ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Caminhão com a imagem de São Jorge desfila pelas ruas nesta quinta-feira

Ação comemora o Dia de São Jorge/Ogum. Secretaria de Cultura pede que os fiéis permaneçam em casa, por conta da pandemia, e façam suas preces pela janela de suas casas

23-04-2020 | 09:06:13

Nesta quinta-feira (23) é comemorado o Dia de São Jorge/Ogum e, como não haverá a tradicional procissão, por conta da pandemia do novo coronavírus, um caminhão com a imagem da santidade/entidade circulará por várias ruas de Pelotas, para que os fiéis, de suas casas, possam expressar sua fé. A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult), partiu do cidadão Leonardo Pereira, devoto de São Jorge, e profissional de sonorização de eventos.

Foto: Gustavo Mansur/Arquivo Ascom
“As pessoas devem ficar em casa, e os devotos podem fazer seus pedidos pela janela, no momento em que a imagem estiver passando. É um momento de fé, para realizar os pedidos e agradecimentos ao Santo Guerreiro”, explica o diretor de Manifestações Populares da Secult, Paulo Pedroso.

Promessa paga

Leonardo, o promotor do evento, conta que uma de suas irmãs, há cerca de sete anos, teve uma graça alcançada, após pedido a São Jorge, e daí surgiu a promessa de ceder um caminhão para a procissão. Como este ano, com a pandemia, o evento maior ficou proibido, Leonardo viu uma oportunidade de pagar a promessa, em nome de sua família. “Sou nascido em uma quinta-feira, filho de São Jorge, uma fé que compartilho com toda minha família”, conta. 

Quem tiver interesse em ajudar na procissão, com alguma quantia para o combustível do caminhão, pode entrar em contato com a organização pelo telefone (53) 98432-5996.

Itinerário

O caminhão sai às 19h30 da rua Xavantes, nº 1730, e segue pela avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, em direção ao Areal, entra na avenida Domingos de Almeida, depois avenidas São Francisco de Paula, Salgado Filho e Fernando Osório, depois retorna pela rua Marcílio Dias até a avenida Bento Gonçalves, para onde segue em direção ao bairro Guabiroba, depois passa pelas avenidas Pinheiro Machado e Duque de Caxias, entra na rua Frederico Bastos, percorre o bairro Simões Lopes e depois segue para o centro, contorna a Praça Coronel Pedro Osório, retorna para a avenida Bento Gonçalves e vai até os bairros Navegantes e Fátima, onde encerra seu percurso.

Tags

ogum, são jorge, procissão, desfile

Carregando 0%
Carregando 0%