ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

CaVG vai ministrar oficinas no Centro de Referência da Mulher

Parceria entre Assistência Social e câmpus Pelotas-Visconde da Graça viabiliza aulas de jardinagem, artesanato e manipulação de plantas medicinais

21-06-2018 | 17:48:41

      A partir do início de julho, 30 participantes do Centro de Referência da Mulher passam a contar com oficinas de arranjos florais, jardinagem, paisagismo, manipulação de plantas medicinais, além de receber um “dia de beleza”. 

      O projeto, que será realizado até o fim de novembro em encontros quinzenais, foi oficializado nesta quinta-feira (21), pelo secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray. O titular da pasta destacou a relevância da iniciativa e importância da parceria com o câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – que promove as atividades.

Fotos: Divulgação
“É uma oportunidade de capacitar estas mulheres e, de repente, até reinseri-las no mercado de trabalho. Além de contribuir para melhorar a autoestima e, até mesmo, possibilitar uma fonte de renda, o que colabora para sua emancipação”, salientou Longaray.

      As aulas do projeto de extensão do CaVG, que conta com a coordenação da professora Sintia Zitzke Fisher, serão ministradas pela bolsista e aluna de técnico em Agropecuária, Nathália Nick. O objetivo principal da ação é apoiar o trabalho do Centro e incentivar o resgate da autoestima destas mulheres através do conhecimento. 

      Este é o terceiro ano em que a Secretaria e a instituição de ensino estabelecem uma parceria com este viés. Em 2015, o foco voltou-se a aulas de artesanato e, em 2017, técnicas de panificação foram ensinadas.

      Entre as atividades promovidas neste ano estarão a abordagem de técnicas para a elaboração de tinturas, sabonetes e xaropes; customização de roupas com a utilização de renda, fitas e tintas; confecção de flores artesanais com plantas secas e tecidos; ensino da técnica do “fuxico” – para aplicação em bolsas e carteiras; além de uma consultoria de beleza, onde as mulheres poderão aprender automaquiagem.  

Rede de apoio

      Há quatro anos o Centro foi criado em Pelotas para prestar um serviço de recepção e acolhimento a mulheres em situação de violência e, há mais de um ano, a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres intensifica a sua atuação na captação de recursos para projetos de políticas públicas. Também participou da reunião desta quinta a responsável por estas duas frentes de proteção, Myryam Viegas.  

Tags

centro de referência da mulher, cavg, oficinas de capacitação, assistência social

Carregando 0%
Carregando 0%