ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Central de Triagem segue esclarecendo dúvidas sobre o Coronavírus

Do dia 20 até a manhã desta segunda-feira (30), foram feitos 2.018 atendimentos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Por Ascom 30-03-2020 | 13:47:23

Uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) trabalha, desde o último dia 20, na Central de Triagem, onde a população de Pelotas pode, por telefone, esclarecer dúvidas e obter informações sobre como se proteger do Coronavírus ou como agir em caso de suspeita. A equipe atende pelo número (53) 3284-7700, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Desde o início do funcionamento, dia 20, até a manhã desta segunda-feira (30), foram atendidas 2.018 ligações.

Essa é uma das medidas da Prefeitura de Pelotas para tentar conter o avanço da Covid-19 no município. A equipe enfatiza que o mais importante, neste momento, é manter o distanciamento social, que as pessoas que podem devem ficar em casa para que, quem precisa sair por fazer trabalhos considerados essenciais, também esteja mais protegido.  

Por determinação do Ministério da Saúde, apenas casos graves de pessoas internadas em UTI serão testados. A orientação, segundo o órgão, é acionar medidas de atenção hospitalar para os casos graves e medidas restritivas individuais de isolamento e quarentena domiciliar para os casos leves. O protocolo em vigor prevê que todas as pessoas com síndrome gripais, diagnosticada pelas unidades de saúde, devem fazer isolamento de 14 dias e procurar os serviços de urgência em caso de agravamento dos sinais, principalmente, se apresentarem falta de ar.

A Central está orientando as pessoas da seguinte maneira:

Pessoas com síndrome gripal SEM sinais de gravidade

Serão orientadas ao isolamento domiciliar por 14 dias, bem como seus familiares, e recomendadas às medidas de precaução e isolamento

Pessoas com síndrome gripal* COM sinais de gravidade

Devem buscar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. No local, deve ser comunicado à equipe, imediatamente, o sintoma gripal e a orientação recebida pela central telefônica. Se necessário, a UPA contatará a Central de Regulação da SMS para regular o leito de internação deste paciente.

Síndrome gripal: paciente com febre de início súbito, acima de 37,8 °C, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e pelo menos um dos sintomas: mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça) ou artralgia (dor nas articulações), na ausência de outro diagnóstico específico. Nas crianças menores de dois anos, os sinais são febre de início súbito e sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Sinais graves: síndrome gripal (conforme definição anterior) associada à dispneia (falta de ar) ou a sintomas de gravidade, como desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória (avaliada de acordo com a idade); piora nas condições clínicas de doença de base; hipotensão (pressão baixa) em relação à pressão arterial habitual do paciente; em crianças: além dos itens anteriores, observar batimentos de asa de nariz, cianose (cor azulada ou acinzentada da pele, das unhas, dos lábios ou ao redor dos olhos), desidratação e inapetência (falta de apetite).

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

central de triagem, dúvidas, informações

Carregando 0%
Carregando 0%