Cerca de 75 profissionais estão no projeto, que oferece gratuitamente, por telefone, consultas com médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros
Por Ascom 14-04-2020 | 16:20:25
No primeiro dia de funcionamento da Central de Teleconsulta, em Pelotas, nessa segunda-feira (13), 87 atendimentos foram realizados a pacientes que buscaram o serviço gratuito como alternativa para não precisarem sair de casa. Entre todas as ligações, 11 pessoas foram orientadas ao isolamento domiciliar, sete ouviram a recomendação de buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), devido aos sintomas relatados, e uma foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal.
Sete pessoas seguirão sendo monitoradas pela equipe, já que a Central vai acompanhar os casos de pessoas sintomáticas por síndrome gripal e aquelas informadas sobre a necessidade do atendimento médico presencial. Dois técnicos de Enfermagem e dois acadêmicos de Medicina, supervisionados por professores, retornarão as ligações a fim de reavaliarem o estado de saúde destes pacientes.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SMS), o serviço foi bastante procurado em seu primeiro dia de operação, chegando a receber mais de 30 ligações em uma hora do dia. A central funciona das 8h às 18h pelo número 0800 6485 319 – de segunda a segunda-feira para atendimento pré-clínico, e de segunda a sexta para consulta com psicólogos.
O objetivo das teleconsultas, além de otimizar a utilização dos recursos de saúde, é oportunizar atendimentos mais seguros e rápidos aos cidadãos, uma vez que o serviço vai agilizar a triagem dos casos de síndrome gripal, incluindo os de coronavírus. Também será capaz de evitar que estas pessoas se desloquem até as unidades de saúde, quando não for necessário, e de reduzir a possibilidade de contágio.
É importante que a população contribua para o andamento do serviço, utilizando-o para os devidos fins, ou seja, obter orientações sobre síndrome gripal e/ou novo coronavírus, relatar sintomas e ter atendimento pré-clínico ou compartilhar a preocupação pelo momento atual com alguém que possa conversar. A SMS salienta que não se deve procurar a central para consultas de terceiros, isto é, a própria pessoa que apresenta os sintomas gripais tem de telefonar e falar com o profissional de saúde.
A Secretaria ainda destaca que o serviço é direcionado a moradores de Pelotas.
A central começou a operar nesta semana a partir da articulação entre Prefeitura, universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) de Pelotas, Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Hospital Escola (HE) da UFPel, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e startup Indeorum. O projeto prevê teleconsultas gratuitas com médicos, enfermeiros, psicólogos, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionistas. Estão envolvidos no projeto 75 profissionais – entre logística, organização e atendimento do serviço.
As teleconsultas também representam uma oportunidade para que profissionais integrantes do grupo de risco, que não podem atuar na linha de frente por terem mais de 60 anos ou comorbidades, auxiliem no enfrentamento do vírus, considerando que o trabalho é feito remotamente, de suas casas. Todas as ligações passam por um sistema de classificação, no qual o profissional, com base em um questionário preestabelecido, identifica a necessidade do usuário e realiza o atendimento pré-clínico.
A central realiza teleconsultas tanto às pessoas que apresentam sintomas leves quanto àquelas que já estiveram no serviço presencial de saúde e ainda necessitam de informações. Também identifica os pacientes com sinais graves (falta de ar, desconforto respiratório, piora de condições clínicas de doenças preexistentes) e os encaminha à UPA Areal. Posteriormente, serão encaminhados ao Centro de Atendimento às Síndromes Gripais (instalado no prédio da UPA Bento), assim que ele for aberto.
A orientação principal àquelas pessoas com sintomas gripais leves, sem febre, que não tenham comorbidades, é manter-se em quarto isolado e bem ventilado até o fim do período sintomático, além de intensificar a higiene respiratória e os hábitos saudáveis de alimentação. A recomendação é que outros moradores da residência evitem contato com o doente, sobretudo, se pertencem aos grupos de risco, e que voltem a ligar para a Central, caso haja alteração no quadro.
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