ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Centro de Atendimento ao Autista funcionará em novo local

Retorno das aulas será no dia 5 de março

15-02-2018 | 17:55:48

       O Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura passa a operar, a partir do dia 5 de março, em novo endereço, na rua General Argolo nº 1.801, no prédio do antigo Hospital Cruz de Prata, atrás do Colégio Municipal Pelotense. A equipe está providenciando as adequações necessárias para receber os alunos com conforto e segurança. 

      O espaço conta com 32 salas, 20 banheiros individuais, estacionamento e pátio, o que viabiliza o aumento de vagas na instituição. A partir de março, iniciam-se as convocações de entrevistas com as pessoas da lista de espera por uma vaga.

“Esta ampliação do Centro possibilitará o atendimento às famílias que estão aguardando pelos nossos serviços”, comemora a diretora do Centro de Atendimento ao Autista, Débora Jacks.  

Atualmente, são 302 alunos matriculados, de faixas etárias que variam entre 1 e 35 anos. O único critério para se candidatar ao ingresso no Centro é ter Transtorno do Aspecto Autista (TEA). Os estudantes de outra instituição de ensino participam de atividades no local em turno inverso ao das aulas. 

      Cada caso de TEA tem suas particularidades, que são identificadas logo que o aluno ingressa na instituição, possibilitando um atendimento adequado e personalizado de acordo com suas necessidades.

A equipe de atendimento conta com professores qualificados para trabalhar com educação especial, psicólogos, fonoaudiólogos e orientadores educacionais. O quadro de funcionários será ampliado para atender o número de alunos, que deve dobrar até o final do ano.

Sala sensorial

Uma das novidades do prédio novo será a sala terapêutica de integração sensorial, um espaço de estímulo aos sentidos, ideal para o tratamento e socialização do indivíduo diagnosticado com TEA. O projeto está sendo desenvolvido por um dos professores do Centro. Uma melhor integração sensorial influencia na socialização do indivíduo, melhorando sua capacidade de aprendizado e interação.  

Inauguração Oficial

As aulas no Centro de Atendimento ao Autista começam no dia 5 de março, mas a inauguração oficial do espaço ocorre apenas no dia 2 de abril, data em que o local comemora quatro anos de existência e também do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.  

Fachada do novo prédio do Centro de Atendimento ao Autista. Foto: Gustavo Mansur. 

Tags

autismo, centro de atendimento ao autista, dr. danilo rolim

Carregando 0%
Carregando 0%