Centro de Especialidades vai funcionar no prédio da UPA Bento
O Centro de Especialidades de Pelotas, localizado em prédio alugado na rua Voluntários da Pátria, ganhará novo endereço em breve. O serviço será deslocado à edificação destinada, inicialmente, a ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na avenida Bento Gonçalves. A iniciativa vai gerar economia dos recursos públicos e melhorias do atendimento ao cidadão.
O projeto foi aprovado na comissão técnica e em plenária do Conselho Municipal de Saúde nessa quinta-feira (7/11). A solicitação, com justificativa da mudança de uso do espaço, será encaminhada ao Ministério da Saúde, já com a anuência também do governo do Estado.
Mudança ao novo endereço proporcionará infraestrutura com qualidade superior, além da redução de custos – Foto: Ascom/Arquivo
A utilização do imóvel para outro fim se tornou possível a partir do Decreto Federal 3.583, de 5 de novembro de 2018, que autoriza o desenvolvimento de atividades, nele, como tipo de estabelecimento diferente do originalmente pactuado. Sem verbas para abrir como UPA, pois não há repasses federais e estaduais previstos a fim de manter os serviços, a Prefeitura buscou alternativas.
Economia e qualidade
A primeira possibilidade consistiu na criação de um Centro Materno-infantil no local. A ideia, porém, esbarrou na falta de financiamento estadual ou federal. Essas opções, lembra a prefeita Paula Mascarenhas, vêm sendo avaliadas desde o início do ano. Como o Município não consegue assumir as despesas dessa “clínica” — voltada à maternidade e primeira infância —, a valorização do Centro de Especialidades foi a forma encontrada para fortificar o atendimento de atenção primária.
“O que nós estamos propondo à comunidade de Pelotas é, na verdade, fortalecer o nosso Centro de Especialidades, com um espaço novo, que ocuparia, portanto, esse local da avenida Bento Gonçalves. Também com uma qualificação dos serviços, oferecendo melhores condições de acolhimento da população e nos permitindo, inclusive, ter um atendimento materno-infantil com mais qualidade, conforto e segurança à população”, explica Paula.
Ainda conforme a prefeita, a decisão representa, por um lado, a diminuição dos custos, em razão do não pagamento mais de aluguel do prédio do Centro de Especialidades. Por outro, o oferecimento de uma qualidade de infraestrutura superior para população. A economia com o valor da locação para os cofres públicos será de R$ 37 mil mensais.
Conheça o projeto
Sala de vacinas, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sorrir e o serviço de colostomia, entre outros atendimentos feitos no Centro de Especialidades, vão ser transferidos para o imóvel da avenida Bento. A secretária de Saúde (SMS), Roberta Paganini, destaca ainda que o local tem uma estrutura melhor ao desenvolvimento das atividades, principalmente por ser térreo.
“Não teremos o problema de ser um prédio comercial, adaptado às necessidades dos serviços, como ocorre hoje”, conta a secretária. Por meio de subsídios obtidos com emenda parlamentar ao orçamento da União, a SMS espera, ainda, adquirir um aparelho de ultrassom com o objetivo de oferecer o exame já no novo formato.
Esforço financeiro
Em todo o Brasil, existem mais de cem UPAs prontas e fechadas — devido à falta de repasse do dinheiro prenunciado ao custeio. É o caso de Pelotas. Com as dificuldades financeiras, que se agravam cada vez mais, o Município não teve condições de colocar em funcionamento a UPA Bento, que é de maior porte do que a do Areal, por exemplo.
“A saúde tem sido o nosso maior desafio. É o desafio dos municípios brasileiros, que cada vez mais têm sido chamados a assumir responsabilidades sem, infelizmente, os recursos necessários. Em Pelotas, nós abrimos a UPA Areal com muito esforço. Ainda hoje, a Prefeitura paga entorno de 60% dos seus custos; arca com muito mais do que seria previsto para manter o serviço à população”, avalia a prefeita Paula.
Neste ano, a edificação se tornou sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pelotas: outra ação do Município para otimizar o espaço.
Notícias Relacionadas
Dia Nacional do Doador de Sangue vai ser marcado por ações no Hemopel
Pelotas não tem alteração de casos de dengue por duas semana
Mercado Central conta com atividades do Dia Nacional de Combate a Dengue
UBSs compartilhadas com universidades não abrem sexta-feira