ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Centro de Pelotas ganhará mais um Ecoponto

Prefeitura instalou pontos para descarte correto de lixo em outros bairros da cidade: Fragata, Laranjal e Balsa

23-06-2020 | 12:18:09

A Prefeitura de Pelotas, por intermédio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), está construindo outro Ecoponto no Centro da cidade. Localizada na rua Engenheiro Hugo Veiga, 155, a área, até então sem uso, passa por revitalização e deverá se tornar um ponto, ainda mais central, de descarte regular de resíduos.

“Acreditamos que a localização facilitará a utilização do Ecoponto e o descarte correto, principalmente para os moradores do entorno”, afirma o gestor titular da Secretaria, Antônio Ozório Garcia Campos.

Ponto funcionará no mesmo horário dos outros: de segunda a sábado, das 8h às 12h, e das 13h às 17h Foto: Gustavo Mansur/Arquivo

O ponto vai funcionar no mesmo horário dos outros: de segunda a sábado, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. “O lixo descartado corretamente diminui despejos em vias públicas, terrenos baldios e rios, reduzindo enchentes, doenças e gastos com limpeza”, apontou o secretário.

Quatro anos depois

Há quatro anos, o Município tem instituído Ecopontos na cidade. Atualmente, são quatro locais que recebem os materiais Laranjal, Fragata, Centro e Balsa. Conforme o coordenador dos Ecopontos municipais, Sergio Bizarro, de janeiro a maio deste ano, foram realizados 14.498 mil descartes de resíduos sólidos, totalizando 1.088 coletoras cheias, recolhidas nos quatro pontos de coleta da cidade.

Confira os endereços

  • Avenida Juscelino Kubitschek, 3.195, Centro.
  • Rua Machado de Assis, 285, Fragata.
  • Rua Bom Jesus, 95, Laranjal, no Balneário Valverde ─ Laranjal.
  • Rua Paulo Guilayn, 201, Balsa.


Colaboração com a saúde

Aos Ecopontos podem ser levados entulhos, objetos e recicláveis, como pneus, lixo eletrônico, óleo de cozinha e eletrodomésticos de linha branca. O limite diário por pessoa é 1 metro cúbico, medida equivalente a 18 sacos de lixo de 60 litros, uma caixa d’água de mil litros cheia ou 25% do volume de uma caçamba, aproximadamente.

Locais aceitam entulhos e recicláveis, como pneus, lixo eletrônico, óleo de cozinha e aparelhos Foto: Marcel Ávila/Arquivo

Entretanto, não são aceitos materiais como lâmpadas fluorescentes, baterias usadas e pilhas. Esse tipo de item é entregue em locais parceiros, entre eles o Supermercado Peruzzo, nos endereços Praça Vinte de Setembro, 849 e avenida Adolfo Fetter, 1.380.

Além dos Ecopontos, outras duas empresas recebem pneus usados. A ReciclaMais, situada na rua Manoel Conceição Santos, 45A, no Fragata, e a Reciclanip, na BR 392, 10201, Km 73, 5, no Distrito Industrial. Ambas atendem de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min.

Descarte de máscaras

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao novo coronavírus, principalmente máscaras e luvas, devem ser rejeitados em sacos plásticos vermelhos, para diferenciação de outros resíduos. A Prefeitura, por meio do Serviço autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) autarquia da administração municipal indireta distribuiu, gratuitamente à população, esses saquinhos, para incentivar a diferenciação dos materiais no momento da coleta.

O descarte deve seguir os dias específicos da coleta de resíduos orgânicos. A coleta domiciliar comum e os Ecopontos não devem receber esse tipo de lixo, porque colocam em risco os profissionais das cooperativas de reciclagem, os catadores e a população em situação de rua.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

pelotas, novo ecoponto, bairro centro, construção, rua engenheiro hugo veiga, quinto ponto de descarte da cidade, material aceito, descarte correto

Carregando 0%
Carregando 0%