Grupo saudou a escolha do tema do evento, que nesse ano homenageia a cultura negra e os tambores
18-11-2018 | 19:37:28
Na tarde de domingo (18), o palco principal da Virada Cultural recebeu o show do Clube do Choro. Os músicos apresentaram um repertório em parte autoral e em parte releituras e homenagens à músicos brasileiros.
Gil Soares, um dos integrantes do grupo, elogiou a temática da Virada, que esse ano homenageia a cultura negra expressa nos tambores, principalmente o Sopapo que é Pelotense.
"Foram muito felizes na escolha do tema e das atrações que se relacionam diretamente com a com a cultura popular e a presença do povo negro em Pelotas, que precisa ser valorizada", afirmou Soares.
O Clube do Choro, criado em 2014, no dia internacional do choro (23 de abril), através de uma reunião de músicos para uma apresentação no Mercado Central, se consolidou um ano depois, em 2015 e atualmente conta com 25 integrantes. Os ensaios são semanais, e além de música, tem estudo sobre a história do choro.
O casal Eleonora e Fábio Frenkel, fizeram do Largo do Mercado Central uma pista de dança, embalados pelo Clube do Choro.
"A gente adora chorinho, que bom que tem na programação", comentou Eleonora.
Durante a virada, o clube anunciou o lançamento do Caderno de partituras e histórias do Choro de Pelotas, que contém 11 músicas tocadas pelo grupo, que será realizado na segunda (19), quando é comemorado o Dia Municipal do Choro, em homenagem á Avendano Jr.
A Virada Cultural é uma realização da Prefeitura de Pelotas, e conta com o apoio de SESC, Sagres, CMPC Celulose Riograndense e Otroporto.