ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Colocação de postes para sistema LED começa na Adolfo Fetter

Projeto de nova iluminação pública prevê 2,3 km de extensão em via de acesso às praias

Por Tânia Magalhães 18-10-2019 | 12:00:44

Aproximadamente R$ 370 mil começam a ser investidos pela Prefeitura para dotar 2,3 quilômetros de extensão da avenida Adolfo Fetter, Laranjal, com sistema de iluminação pública de LED. A empresa Terceiriza Distribuidora de Materiais Elétricos Ltda., vencedora da licitação para execução das obras, começou a instalação de postes na manhã desta sexta-feira (18). O projeto conta com gerência e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Novo sistema estará na extensão de 2,3 quilômetros da avenida – Fotos: Igor Sobral

A nova iluminação se estenderá entre a rua Jaguarão e a avenida Amazonas. Serão dispostas 74 luminárias LED em 38 postes novos com 11 metros de altura, além do aproveitamento dos existentes no percurso, que receberá quatro transformadores para adaptação da rede. De acordo com o planejamento técnico, a extensão será dividida em três trechos.

Trechos

O trecho 1 está localizado entre a rua Jaguarão e a avenida Alfredo Assumpção, com 700 metros, e ganhará, no mínimo, dois postes novos em cada intervalo entre os existentes, para possibilitar a instalação de transformadores de média para baixa tensão.

O trecho 2 possui 1.060 metros, entre a rua Judith Assumpção de Assumpção e avenida Amazonas. Como o primeiro, também receberá novos postes entre os que já estão em funcionamento.

Planejamento técnico é da Seplag. Obras estão a cargo da empresa Terceiriza – Fotos: Divulgação/Seplag

O trecho 3, entre avenida Alfredo Assumpção e rua Judith Assumpção de Assumpção, não necessita postes novos – haverá somente a troca das luminárias de vapor de sódio pelas de LED. O projeto do novo sistema de iluminação pública da Adolfo Fetter foi elaborado na própria Seplag, pelo engenheiro-eletricista André Sedres Alves.

Detalhes do contrato

O contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa Terceiriza é fruto de processo de licitação – Tomada de Preços nº 05/2019 –, sob regime de empreitada por preço global. O valor é de R$ 369.646,54, e cabe à contratada o fornecimento de material, equipamentos e mão de obra.

A mudança

Atualmente, a parte da via, que será beneficiada com o sistema de LED, possui 386 metros de iluminação pública tradicional. O novo modelo será estendido em 2,3 quilômetros. LED é um tipo de luminária que produz luz branca, fria, sem dispersão de claridade, com melhor reprodução de cores e economia de consumo.

Tags

iluminação de LED, adolfo fetter, início, 2,3 quilômetros, mudança, trechos, novo sistema

Carregando 0%
Carregando 0%