ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Comunidade já pode acessar sistema de alvará online

Sistema online vai facilitar e agilizar acesso à alvarás

14-06-2019 | 16:51:12

A 27ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) recebeu nessa sexta-feira (14), o II Fórum Municipal de Desburocratização, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti). O evento, voltado ao empreendedorismo, apresentou o novo sistema de emissão de alvarás que, a partir de agora, poderá ser feito online. 

Sistema Alvará Online foi lançado durante Fórum de Desburocratização - Fotos: Michel Corvello

O site - Alvará Online - vai interligar os serviços de três secretarias – Fazenda (SMF), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e da própria Sdeti. Na ocasião, a prefeita Paula Mascarenhas lançou a ferramenta, elogiando o empenho e dedicação das equipes das pastas para a conclusão do projeto. A proposta, parte do seu Plano de Governo, foi classificada por ela como uma resposta à sociedade, o início de um novo caminho. 

“Vai facilitar a vida do empreendedor, que gera riqueza e renda para a cidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas a partir de agora vamos trabalhar para garantir ainda mais eficiência ao serviço público, sem esquecer da capacidade de colocar-se no lugar do cidadão”, disse a prefeita.

O novo sistema - conectado ao site da Prefeitura, através da Sala do Empreendedor - integra os fluxos para emissão dos documentos, trazendo mais agilidade para abertura de empresas em Pelotas, o que poderá ser feito inteiramente pela internet.

Em seguida, ocorreram duas palestras: uma apresentação do sistema de Alvará Online, com a colaboradora da Avmb Soluções em TI, Neiriane Farias, e outra sobre a junta digital, com o chefe do setor de Atendimento da Junta Comercial, Industrial e Serviços (JucisRS), Sílvio Ramão. Após a atividade, um painel discutiu a “Sala do Empreendedor e Seus Desafios”.

Saiba mais

Empreendedorismo será estimulado em fórum municipal

Emissão de alvarás online começa na segunda quinzena de junho

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada

Presenças

Também participaram do evento o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários Gilmar Bazanella (Sdeti) e Jacques Reydams (SGCMU), o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD), o vereador Paulo Benemann (PSDB), o presidente da JucisRS, Flávio Koch, além de representantes do Sebrae, Banrisul e de municípios da região.

O site

Além de possibilitar o encaminhamento pelo site de requisições e documentos, o que reduz gastos com impressões, o Alvará Online oferece um acompanhamento do pedido e o cruzamento de dados com a Junta Comercial e a Receita Federal. Isso vai facilitar também o trabalho de fiscalização dos empreendimentos irregulares ou que não estão em dia com o Município.

A plataforma foi criada pela Avmb Soluções em TI, nos mesmos moldes do Asten-Empresa Fácil, sistema usado pelo Executivo para o Nota Legal, IPTU, Sala do Empreendedor, entre outros. A Sdeti irá oferecer uma capacitação aos contadores interessados em utilizar o modelo de Alvará Online.

Tags

ALVARÁ ONLINE, SDETI, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA

Carregando 0%
Carregando 0%