ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Conheça a rede de atendimento às síndromes gripais em Pelotas

Locais com atendimento pelo SUS estão divididos por grau de gravidade dos sintomas gripais

19-08-2020 | 15:58:40

Para atender os pelotenses, durante a pandemia do coronavírus, unidades de saúde do Município estão preparadas para receber aqueles que precisam de atendimento presencial. As plataformas Teleconsulta e Dra. Vida também auxiliam nas dúvidas quanto aos sintomas gripais sem o paciente sair de casa. 

Veja o local adequado para atendimento conforme a gravidade do sintoma gripal existente

Coriza acompanhada ou não de febre

O Teleconsulta e a Dra. Vida proporcionam atendimento com profissionais de saúde pelo telefone ou pela internet. Ambas plataformas permitem que o paciente faça questionamentos e seja orientado, se necessário, a buscar a unidade de saúde ideal para o caso.

O Teleconsulta é um serviço disponível nos sete dias da semana, para o qual
o paciente liga para o 0800 6485 319 e é atendido por profissionais da saúde - cedidos pela Secretaria de Saúde (SMS) e universidades Federal e Católica de Pelotas (UFPel e UCPel). O atendimento é prestado das 8h às 18h e é uma parceria entre o Executivo, as universidades, Coinpel e a startup Indeorum.

A Dra. Vida pode ser acessada na aba Atendimento Online do hotsite, que permite ao robô virtual, via formulário, melhor encaminhamento do paciente para a unidade de saúde adequada. Há três meses, a Dra. Vida está interligada ao Teleconsulta. Então, no caso de o robô identificar alto potencial de contaminação do paciente pelo coronavírus, este deve disponibilizar um número de telefone para que um profissional de saúde possa entrar em contato, por meio da plataforma telefônica.

Os dois serviços são recomendados em caso de coriza acompanhada ou não de febre. Nessas ocorrências, a SMS indica que a pessoa permaneça em casa por 14 dias e, se necessário atestado médico para afastamento de compromissos presenciais, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no turno da manhã.

Coriza com febre e tosse

No caso de sintomas leves, o paciente deve procurar uma UBS apenas no turno da manhã. A separação de turnos busca evitar a contaminação cruzada entre as pessoas não infectadas e as contaminadas. Em todas as unidades, tendas de triagem foram instaladas para evitar aglomeração e espera na recepção, onde é prestada orientação ao paciente, independente do turno.

As atividades de rotina das UBSs, como vacinas, receitas, pré-natal e outros sintomas agudos não gripais seguem normalmente no turno da tarde, após a desinfecção do local. Celulares foram disponibilizados às equipes para que possam fazer, à distância, o acompanhamento dos pacientes crônicos e orientá-los com relação aos cuidados com o coronavírus e também dos casos de internação domiciliar.

No caso de gestante com sintomas gripais, todas devem realizar teste para Covid-19. Elas deverão ter seus procedimentos eletivos adiados em 14 dias e reagendados em tempo hábil, de modo que não haja prejuízo ao andamento do pré-natal. Se o atendimento for necessário, deve ocorrer em local isolado.

Coriza, febre, tosse e falta de ar

Quando houver a presença de sintomas gripais moderados e graves, o paciente tem de procurar, o quanto antes, atendimento médico. Se for adulto, ele deve se direcionar para a UPA Areal, referência em atendimento para maiores de 12 anos completos. Os que tiverem idade de até 11 anos e 11 meses, precisam ser levados para o Centro Covid. Ambos os serviços atendem durante 24 horas ininterruptas.

Se o paciente estiver em casa e apresentar sinais de gravidade, ele ou o acompanhante deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para encaminhamento ao serviço de urgência.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

atendimento, sindrome gripal, coronavirus, ubs, upa areal, teleconsulta, dra vida

Carregando 0%
Carregando 0%