ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Coronavírus: UBSs recebem higienização diária para desinfecção

Limpeza ocorre nos turnos da manhã e tarde para evitar contaminação nas unidades

21-08-2020 | 10:01:56

Com o objetivo de evitar contaminação no local e diminuir o risco de exposição ao coronavírus, as Unidades Básica de Saúde (UBSs) recebem higienização diária com hipoclorito de sódio diluído em água, por meio de varredura úmida, além da limpeza de todas as superfícies com álcool líquido após cada atendimento. Essa higienização rigorosa ocorre desde o mês de abril e torna-se primordial nas UBSs, tendo em vista que, no turno da tarde, o atendimento a pacientes sem síndromes gripais ocorre normalmente.

Segundo a diretora da Atenção Primária, Cristina Vetromilla, no início de maio, as apoiadoras técnicas da diretoria realizaram uma capacitação quanto ao uso correto de EPIs e higienização das unidades. “Os profissionais expuseram os desafios do cotidiano durante a pandemia, como aumento da demanda e frequência de higienização”, comenta.

Atualmente, o atendimento inicial é realizado em tendas montadas em frente às UBSs, as quais passam por higienização de superfícies com álcool líquido, além da necessidade de uso de equipamentos de proteção por parte dos profissionais, os quais devem ser substituídos a cada atendimento para diminuir o risco de contaminação. Já no interior das unidades, as salas de atendimento também passam por higienização a cada atendimento sobre bancadas, mesas, cadeiras e instrumentos de uso exclusivo, bem como, a cada turno, há a desinfecção geral da unidade. 

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

unidades de saúde, higienização, álcool líquido, hipoclorito de sódio

Carregando 0%
Carregando 0%