ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Efetivo da Guarda Municipal recebe treinamento do 5º BPChoque

Qualificação profissional relacionada às patrulhas táticas especiais integra a semana de comemoração aos 30 anos da instituição de segurança em Pelotas

13-02-2020 | 17:30:07

A tarde na Granja Municipal, nesta quinta-feira (13), foi de qualificação profissional para parte do efetivo da Guarda Municipal – instituição que completou 30 anos de atuação em Pelotas, nesta semana. Para homenagear a corporação e as trés décadas dedicadas à segurança pública, a Prefeitura organizou uma semana de atividades alusivas ao aniversário.  

Nesta quinta-feira (13), 14 guardas municipais que integram o grupo operacional do órgão participaram de um treinamento feito pelo 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Brigada Militar, inaugurado em outubro de 2019 e responsável pela vinda de mais 120 policiais militares à cidade e à região. 

As Patrulhas Táticas Especiais (Patres) foram parte do conhecimento repassado pelos policiais que, de acordo com o comandante do 1º Pelotão do BPChoque, sargento Dias, estão sempre à disposição para colaborar com outras corporações.

+ Instalação do 5º BPChoque reforça e amplia policiamento em Pelotas e região

Atividade integrou a semana de comemoração aos 30 anos da Guarda, em Pelotas - Foto: Michel Corvello
“Trabalhamos apoiando um ao outro, visando à qualificação da segurança pública. Estes momentos também servem para a troca de conhecimento, onde também temos a oportunidade de aprender com os outros profissionais”, afirmou o sargento. 

Na capacitação desta quinta, os guardas foram orientados quanto à instrução de abordagem a veículos e pessoas. A semana comemorativa termina nesta sexta (14), com uma homenagem aos integrantes da instituição, que será realizada no Pelotas Parque Tecnológico, às 10h30min.

Formação permanente  

O comandante da Guarda, Sandro Carvalho, que também acompanhou a qualificação, lembrou que a instituição realiza, anualmente, formações e cursos na área da segurança pública. O estágio profissional, elaborado pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), com carga horária de 80 horas, é repetido todos os anos, a fim de aprimorar a atuação do efetivo.

Na oportunidade, são revistos tanto os aspectos teóricos quanto práticos do ofício, como defesa pessoal, fundamentos jurídicos, direitos humanos e armamento e tiro, sendo este fator condicionante à manutenção do porte de arma para os guardas. Todo o curso está alinhado com a Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais e com o Livro Azul, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2019.

Novos guardas

Atualmente, a Guarda Municipal de Pelotas é formada por 170 profissionais, sendo 24 mulheres e 146 homens. Desde o ano passado, uma nova turma de guardas municipais passa pelo curso de formação, sob responsabilidade da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol). O período de instrução corresponde a três meses – 600 horas/aula – e prevê 35 disciplinas teóricas e práticas, no conteúdo programático.

Desde então, os 28 alunos frequentam aulas ministradas por instrutores da Academia e personalidades ligadas à área da segurança, que compartilham experiências e conhecimentos relacionados a técnicas operacionais policiais, legislação, noções de inteligência, prevenção de conflitos, defesa pessoal, ética, cidadania, armamento e tiro, direção defensiva, gerenciamento integrado de crises, entre outras temáticas.

Tags

guarda municipal, aniversário, 30 anos, qualificação, 5º bpchoque

Carregando 0%
Carregando 0%