ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Equipes se dividem em atividades no Calçadão

Em cada quadra da área central, há trabalhadores na execução de tarefas

Por Tânia Magalhães 20-02-2019 | 12:46:01

Para a próxima semana, está previsto o início das escavações da vala das redes subterrâneas de lógica, TV a cabo e telefonia na rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, última quadra a receber intervenções de acordo com o projeto de requalificação do Calçadão Central. Na manhã desta quarta-feira (20), começou a etapa de marcação do traçado por onde passarão os dutos.

A requalificação do Calçadão tem à frente, pela Prefeitura, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e as obras são executadas pela Construtora Pelotense. Nesta semana, a empresa distribuiu pessoal para diversas intervenções, que incluem assentamento de pisos, montagem de bancos e outros.

Fotos: Janine Tomberg

Na Andrade Neves entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, os trabalhos no momento são de envelopamento (revestimento de concreto) da tubulação das redes secas (internet, telefonia e TV) e de assentamento do piso tátil e do definitivo, revestindo o contrapiso de concreto. Para os próximos dias, está programado o início da demolição da calçada do lado esquerdo (sentido Centro/Sul), para alinhamento e colocação do meio-fio que demarcará a via para trânsito lento, pavimentada com paralelepípedos, que será aberta naquela quadra.

Fotos: Ascom

Na Andrade Neves entre Voluntários da Pátria e General Neto, e na Sete de Setembro entre o chafariz das Três Meninas e a rua 15 de Novembro, os trabalhos estão voltados à colocação de bancos e preparação dos canteiros para receber a jardinagem de paisagismo.  

Pichar é um delito

O investimento feito pelo Poder Público no Calçadão, com a finalidade de oferecer aos pelotenses e aos visitantes um local qualificado para passeios, compras e convivência, não tem sido valorizado e cuidado por algumas pessoas.

Fotos: Ascom

Há poucos dias, bancos foram danificados por usuários de skate e, agora, algumas lixeiras novas, revestidas com madeira, recentemente instaladas na Andrade Neves, parte do conjunto do mobiliário urbano, foram pichadas.  

De acordo com o Código de Posturas do Município (Lei 5.832/2011), Art. 18, “II - Pichar, escrever e danificar de qualquer modo as fachadas das edificações, muros, cercas, tapumes e quaisquer equipamentos urbanos nas vias públicas” é proibido, sob pena de multa, que corresponde a cinco Unidades de Referência Municipal (URMs). Uma URM é R$ 111,71.

“Infelizmente, houve essas avarias nos bancos e nas lixeiras. Neste momento, estamos com as obras em andamento e a empresa arcará com o custo dos consertos. Todavia, a partir da entrega efetiva da obra junto à Caixa Federal, a responsabilidade de reparar os danos passa a ser da Prefeitura, cabendo à construtora responder somente por irregularidades da obra e não por depredações provocadas por terceiros”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

O Poder Público adverte que as melhorias empreendidas na cidade são para benefício coletivo. Qualquer dano que comprometa a qualidade das obras recai em prejuízo para a própria população.

Tags

calçadão, requalificação, pichações

Carregando 0%
Carregando 0%