ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Habitação e Regularização Fundiária

Formatura dos moradores de residenciais ocorrerá dia 28

Cerimônia, para quem fez cursos de capacitação e empreendedorismo, será realizada no auditório do Pelotense

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 05-11-2019 | 09:15:15

No próximo dia 28 – uma quinta-feira –, às 19h, será realizada a formatura dos moradores dos dez residenciais Minha Casa Minha Vida, faixa 1, de Pelotas, que participaram dos cursos profissionalizantes e de empreendedorismo, oferecidos pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF). A cerimônia vai ocorrer no auditório do Colégio Municipal Pelotense, tornando-se um momento de confraternização e valorização das comunidades que buscam alternativas a uma vida melhor.

Conduzida pela Prefeitura, a solenidade terá a participação dos parceiros e empresas contratadas para a execução dos projetos. Além disso, durante a atividade, os moradores poderão expor seus produtos ou divulgar seus serviços. A seleção dos expositores é feita pela equipe da Secretaria.

Direitos e deveres

As ações com cada residencial começaram antes da entrega das chaves, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias em diversos aspectos. Foram várias etapas. Antes da entrega das unidades, reuniões ajudaram os futuros moradores a entender como seria a organização coletiva, os pagamentos que precisariam ser feitos, o respeito aos vizinhos e espaços. Em resumo, acerca de direitos e responsabilidades.

Até 18 meses após a mudança em cada residencial, o Município o desenvolveu diversas atividades, como o Projeto Bons vizinhos, que auxiliou os moradores a resolver os problemas de relacionamento que surgiam. Mas o ponto alto esteve nas capacitações, que abriram novas perspectivas aos participantes.

À direita, prefeita assiste à palestra do secretário Leal, que versou sobre o Projeto Bons Vizinhos no Eldorado – Foto: Ascom/Arquivo

Nos cursos e oficinas, os "alunos" puderam aprender conhecimentos que vão desde a forma de montagem de um currículo – passando pelo uso do computador e chegando ao modo correto de apresentar-se a uma vaga de trabalho – até os técnicos em diferentes áreas.

Mais dignidade

As principais formações são técnicas de maquiagem; design de sobrancelhas; cuidador de idosos e infantil; oficinas de doces de Pelotas e de salgados; laboratório de cooperativismo; embelezamento de pés e mãos; técnicas de frentista, e técnicas de porteiro e vigia; fabricação de salgados para festas; operador de supermercado; barbeiro; depilação; balconista de farmácia; bolos e tortas, e técnicas básicas de panificação.

Para o secretário, Ubirajara Leal, a qualificação consiste na possibilidade de uma mudança completa na vida de famílias que viviam em situação de vulnerabilidade. Com o programa, elas tiveram acesso à casa própria, e os cursos ofereceram ainda mais dignidade. Com eles, ficou mais fácil pagar a prestação do imóvel, a taxa de condomínio e as despesas que qualquer família tem.

Alguns participantes usaram os aprendizados para incrementar os seus negócios, mas muitos viram neles a primeira oportunidade de geração de trabalho e renda. A partir dos novos "saberes", abriram possibilidades e, até, ganharam ânimo para enfrentar futuros desafios e possibilidades. A programação inclui a narração de histórias durante a cerimônia, na qual também haverá sorteiro de bolsas para novas aulas e brindes, destinados aos formandos.

Sobre a cerimônia

Os moradores que participaram de qualquer um dos cursos e oficinas de capacitação e de empreendedorismo estão sendo contatados para que compareçam na formatura. É necessário confirmar presença até o dia 10 a fim de que os organizadores possam definir a quantidade de convidados aos quais cada um terá direito – já que há limitação de espaço, e a impressão dos convites depende dessa informação. O aviso deve ser feito pelo email formaturashrf@gmail.com com os seguintes dados: nome, telefone e cursos que tenha realizado.

Mostra de produtos

A mostra de produtos dos moradores que fizeram alguma capacitação será paralela à cerimônia. Para expor, é necessário estar no local até as 18h, pois, quando os convidados começarem a chegar, a disposição dos itens e o cenário terão de estar prontos. É preciso ainda um suplente, que não seja formando e possa substituí-lo na banca, na hora da solenidade.

Inscrições são aceitas – até as 18h do dia 10 – pelo e-mail mostrapelotas@gmail.com e os interessados deverão informar o produto a ser mostrado, o nome completo e o de quem ficará com a responsabilidade pelo espaço, o residencial em que vive – com número do bloco e do apartamento/casa –, e uma foto do item que vai à exibição ao público. A seleção dos expositores estará a cargo da equipe da SHRF, que a efetivará em conformidade com as dimensões do local. Quem não for escolhido, terá um lugar para deixar panfletos ou cartões, com a meta de divulgar o seu negócio.

Tags

residenciais, mcmv, minha casa minha vida, prefeitura, bons vizinhos, cursos, empreendedorismo

Carregando 0%
Carregando 0%