Videoconferência entre a prefeita Paula Mascarenhas e o governador Eduardo Leite ocorreu na tarde desta segunda-feira

Governo do Estado e Prefeitura assinam termo de fomento da Apac

Videoconferência entre a prefeita Paula Mascarenhas e o governador Eduardo Leite ocorreu na tarde desta segunda-feira
Por Autor desconhecido 03-08-2020 | 17:37:08
Tags: apac pelotas , pacto pelotas pela paz , prefeita paula mascarenhas

Nesta segunda-feira (3), foi assinado o termo de fomento da Associação para Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Pelotas, em videoconferência com participação da prefeita Paula Mascarenhas, governador Eduardo Leite, representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Poder Judiciário e Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) do Estado. O instrumento reconhece a Apac Pelotas como parte do sistema penitenciário gaúcho, e permite que a instituição receba recursos do Governo gaúcho para o custeio do serviço.

Apac Pelotas passa a ser parte do sistema penitenciário gaúcho - Fotos: Michel Corvello.
“Graças aos esforços conjuntos da Prefeitura, Governo do Estado e Poder Judiciário, a Apac já é uma realidade em Pelotas. No Pacto Pelotas Pela Paz, fazemos a prevenção primária, com as famílias e nas escolas, mas não podemos esquecer da chamada prevenção terciária, para aqueles que merecem uma segunda chance de se reinserir na sociedade, e é isso o que a Apac proporciona”, disse a prefeita. 

A criação da Apac Pelotas faz parte do programa municipal Pacto Pelotas Pela Paz, no eixo de prevenção terciária à violência, dentro do projeto Segunda Chance. Recentemente, passou a integrar o programa RS Seguro, do governo estadual. Pelotas é o segundo município do Rio Grande do Sul e o primeiro do interior do Estado a possuir uma Apac em funcionamento, com o desenvolvimento de modelo prisional humanizado, que objetiva à reinserção social dos apenados, e tem como característica o baixo número de reincidência criminal e custos reduzidos de manutenção do serviço.

“A Apac é exatamente isso: não desistir das pessoas. Há o caráter punitivo, de restrição da liberdade, mas também o de resgatar, melhorar essas pessoas, para que retornem ao convívio social”, destacou o governador Eduardo Leite. 

Como funciona a Apac?

Pela metodologia "apaqueana", os detentos são considerados "recuperandos", e participam ativamente da organização e gestão do espaço em que cumprem a pena, além de receber incentivo para desenvolver atividades profissionais e estudar.

A instituição, gerenciada por uma Organização da Sociedade Civil (OSC), atua, há cerca de 80 dias, em sistema de autogestão, com participação de voluntários e doações da comunidade. Atualmente, duas pessoas cumprem pena na Apac Pelotas, e outras duas estão autorizadas, pelo Judiciário, a fazer parte do programa. 

“Agora, com a verba do governo estadual, podemos contratar os profissionais necessários para expandir o atendimento da Apac em Pelotas”, diz o presidente-executivo da Apac, Leandro Thurow. 

Os apenados, com a pandemia do novo coronavírus, têm contribuído com os hospitais do Município, na recuperação de macas e construção de mobiliários, como prateleiras em madeira para o Centro Covid. Os dois recuperandos atuam com as equipes do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), que, junto à Secretaria de Saúde (SMS), já revitalizou diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Pronto Socorro de Pelotas (PSP). 

“O embrião que gerou a Apac em Pelotas foi o projeto Mão de Obra Prisional, que tanto beneficiou a estrutura da saúde pública municipal, quanto serviu como primeira experiência de ressocialização de apenados no Município”, disse a prefeita. 
Macas reformadas pelos reeducandos são destinadas para os hospitais do município. Foto: Divulgação. 

Quando não estão envolvidos em trabalhos para beneficiar o sistema de saúde, os detentos trabalham na construção e manutenção do próprio Centro de Reintegração Social (CRS), que abriga a parte administrativa da Apac, e os pavilhões destinados ao regime fechado, semiaberto e aberto.

A expectativa é aumentar o número de recuperandos gradualmente nos próximos meses, chegando a 20 apenados do sexo masculino, de acordo com o Plano de Trabalho. Pelo termo de fomento assinado nesta segunda-feira, serão repassados R$ 728.196,00 para a Apac Pelotas ao longo de 24 meses. Futuramente, a sede da Associação, na avenida Presidente João Goulart, 7.717, poderá abrigar até 204 detentos, de acordo com o desenvolvimento do projeto. 

Participaram do encontro virtual o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, o secretário de Administração Penitenciária, César Faccioli, o diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malízia Cabral, e o juiz Afonço Bierhals, da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Pelotas.

Histórico da Apac Pelotas

Pela iniciativa da Prefeitura de Pelotas, via Pacto Pelo Pela Paz, realizou-se, em novembro de 2017, o primeiro seminário de apresentação do método Apac em Pelotas. Em dezembro do mesmo ano, foi feita a assembleia constituinte para eleição da primeira equipe diretiva da Associação, com aprovação do estatuto.

Em 2019, o Governo do Estado, por meio do Termo de Cessão de Uso, disponibilizou o imóvel utilizado para a atual sede da Apac, na avenida Presidente João Goulart, 7.717. Em dezembro de 2019. a assinatura do Termo de Intenções, entre Governo do Estado e Apac, garantiu a instalação do método em Pelotas. 

Em janeiro de 2020, após visita de consultoria da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), foi autorizada, pela VEC Regional de Pelotas, a transferência de dois presos do Presídio Regional de Pelotas para período de estágio de 90 dias na Apac Paracatu/MG. Ambos retornaram no dia 15 de maio, dando início às atividades da APAC Pelotas. Nos meses de maio e junho, foi realizado processo seletivo dos futuros funcionários da Apac (um gerente e três inspetores de segurança). 

O termo de fomento, assinado nesta segunda-feira (3), garante o repasse de verbas estaduais para o custeio da Apac Pelotas, mediante um plano de trabalho para os próximos 24 meses, com criação de 20 vagas para reeducandos dos regimes fechado, semiaberto e aberto.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Trânsito na Gonçalves e Dom Pedro II recebe fiscalização

Trânsito na Gonçalves e Dom Pedro II recebe fiscalização