ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Grupo alemão Ensemble Berlin abre o 8° Festival Sesc de Música

Concerto lota o Theatro Guarany na noite desta segunda-feira. Público acompanhou ainda o cortejo musical e o recital na Bibliotheca Pública

15-01-2018 | 16:49:08

      A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou nesta segunda-feira (15) o concerto de abertura do 8° Festival Internacional Sesc de Música, que ocorreu no Theatro Guarany. Um grande público acompanhou a apresentação do consagrado grupo alemão Ensemble Berlin que, com 18 anos de estrada, trouxe a Pelotas um repertório que se equilibra entre o clássico e o moderno. 

      Paula dedicou o sucesso do Festival à plateia, que abraça o evento desde sua primeira edição e agradeceu novamente ao Sesc por acreditar em Pelotas e tornar a cidade palco deste grande espetáculo.

"Há oito anos nossos janeiros já não são mais os mesmos. Tenho orgulho de ser prefeita de Pelotas, essa cidade histórica que a cada ano se renova para receber músicos maravilhosos. Vida longa ao Festival", afirmou Paula.
Fotos: Gustavo Vara

      A Orquestra conta em seu quadro de solistas com o brasileiro Luiz Filipe Coelho, que também é o primeiro violino da Filarmônica de Berlim. O grupo é composto ainda pelos solistas Christoph Hartmann (ALE), Clemens Weigel (ALE), Walter Kussner (ALE), Luiz Filipe Coelho (BRA/SP), Simone Bernardino (ITA), Alberto Bocini (ITA), Wally Hase (ALE), Guillaume Santana (FRA), Andrej Zust (ALE) e Tamás Velenczei (HUN).

      Prestigiaram o evento, o vice-prefeito Idemar Barz; o presidente do Sindilojas, Gilmar Bazanella; o vereador Luiz Henrique Viana (PSDB); o diretor regional do Sesc, Luiz Tadeo Piva; o reitor do IFSul, Flávio Nunes; o reitor em exercício da UFPel, Luís Isaias Centeno do Amaral; do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada; o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

Cortejo

      No final da tarde, um cortejo marcou o início do evento que vai reunir mais de 50 espetáculos no decorrer de toda a programação. 

Fotos: Gustavo Vara

      O cortejo reuniu mais de 20 músicos e teve o acompanhamento de cerca de 100 pessoas, que seguiram do Mercado Central em direção ao calçadão no centro da cidade ao som de marchinhas. 

Conservatório de Música 

      Um Recital de Piano e Canto com Liliana Michelssen (pianista) e Homero Velho (barítono) em Comemoração aos 100 Anos Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) movimentou a Bibliotheca Pública Pelotense na noite desta segunda-feira.

Fotos: Gustavo Vara

      Em 2018 o Conservatório de Música de Pelotas completa 100 anos de funcionamento. A instituição é um dos maiores patrimônios históricos e culturais do município e abriga um dos salões de concertos em atividade mais antigos do Brasil. Se caracteriza como a segunda entidade fundada especialmente para o ensino da música no Rio Grande do Sul, e a quinta no Brasil. Sua importância se expande além das fronteiras do município, sendo que em 2004 foi declarado Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, pela lei Lei nº 12.133. 

::SAIBA MAIS::

      O 8º Festival Internacional Sesc de Música ocorre de 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas, e conta com diversos concertos e apresentações nos mais variados locais, além das classes musicais com professores brasileiros e estrangeiros. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Confira a programação do evento no site do Sesc

      A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador. 

::: SOBRE O 8º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

QUANDO? De 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas.

COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

::: DADOS GERAIS :::

– 50 professores de 11 nacionalidades diferentes.

– Aproximadamente 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.

– Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade).

– 24 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.

Mais FOTOS

Tags

sesc de música, festival

Carregando 0%
Carregando 0%