ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Guarda Municipal contribui para manutenção da segurança

Esta quarta-feira (10) marca o Dia Nacional da GM, que em Pelotas tem um efetivo superior a 200 agentes e atua junto a Secretaria de Segurança Pública

10-10-2018 | 12:57:41

      Esta quarta-feira é marcante dentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O 10 de outubro é reservado ao Dia Nacional da Guarda Municipal, e em Pelotas a corporação atua há 28 anos na proteção do patrimônio de Pelotas, e dos pelotenses. Atualmente, 202 servidores compõem o efetivo, e mais 80 devem integrar a corporação ao final do trâmite de contratação do concurso municipal, que está na fase dos exames psicotécnicos.

Fotos: Marcel Ávila/Arquivo

      O efetivo atua na segurança de prédios e praças, realiza rondas e troca informações com a Brigada Militar e a Polícia Civil, através do Departamento de Inteligência. No Centro Integrado de Operações Municipais da Guarda Municipal (Ciom), os profissionais monitoram tudo que acontece na cidade por meio de câmeras e dão a primeira resposta aos chamados pelo 153.

      Desde fevereiro, quem vive nas colônias do município também pôde notar um reforço na segurança, com a implementação da Patrulha Rural, em que a GM faz o patrulhamento focado na proteção de moradores, comerciantes, escolas e postos de saúde. Mais de mil intervenções ocorreram só no primeiro semestre, algumas com a recuperação de carros roubados.

“O trabalho realizado é muito importante, pois além de zelar pelo patrimônio público, a GM zela também pelas pessoas, que são o nosso maior patrimônio. Com a presença da Guarda garantindo um ambiente de paz, os cidadãos podem viver com tranquilidade, aproveitando os espaços públicos”, destaca o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira.

      Ainda ligado à atuação da GM, está o Observatório de Segurança Pública de Pelotas, responsável por compilar os dados relativos aos indicadores criminais, discutidos com os membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e dos programas de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, apresentados nas reuniões Comitê Integrado de Prevenção (CIP), que dão origem às iniciativas do projeto de segurança da cidade, cujo objetivo é promover uma cultura de paz. 

Pacto Pelotas pela Paz

      A fim de elevar a sensação de segurança da comunidade, a GM é uma das principais atuantes nas Operações Integradas, realizadas, principalmente, aos finais de semana e feriados; desde 2017, 162 ações já ocorreram, das quais 103 foram só neste ano. Parte do eixo de Policiamento e Justiça do Pacto, as Operações Integradas tem por objetivo promover blitz para apreender armas ilegais, coibir o porte de drogas, o consumo de álcool ao volante e reduzir a perturbação do sossego público. Algumas edições focam ainda na identificação de estabelecimentos comerciais irregulares

Fotos: Gustavo Mansur/Arquivo

       A Guarda Municipal também atua junto ao eixo preventivo do Pacto pela Paz. O Programa Prevenção Antes da Repressão com Ronda Escolar foi retomado em julho de 2018, depois de estar desativado há alguns anos. As atividades de conscientização são voltadas para os menores, desde os pequenos nas escolas municipais de educação infantil, passando pelo ensino fundamental, chegando até o ensino médio. 

      O conteúdo das palestras é o mesmo, mas adaptado de acordo com a idade de cada público: dois agentes são encarregados de instruir os jovens sobre a importância da manutenção de uma cultura de paz, evitando brigas e, principalmente, longe das drogas; a destinação correta do lixo e a preservação do meio ambiente também são abordados. Na manhã desta quarta-feira (10), foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bibiano de Almeida conversarem com os guardas, e em todo o mês de setembro, 1.162 crianças e adolescentes assistiram às palestras em 32 educandários.

Tags

guarda municipal, segurança, pacto pelotas pela paz, ciom, monitoramento

Carregando 0%
Carregando 0%