ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Influenza: profissionais de saúde serão vacinados segunda e terça

Prefeitura quer minimizar riscos de médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem contraírem doenças para poderem continuar no enfrentamento à Covid-19

Por Ascom 20-03-2020 | 18:31:35

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020, que protege contra complicações da Influenza, será antecipada, neste ano, devido à pandemia de coronavírus. O Ministério da Saúde (MS) enviou uma remessa de 20 mil doses de vacina para a primeira etapa. Assim, nesta segunda e terça-feira (23 e 24/03), os primeiros a serem imunizados contra a gripe serão os profissionais que atuam na área da saúde, para minimizar os riscos de que adoeçam e possam continuar no enfrentamento à Covid-19. A Secretaria de Saúde (SMS) estima que haja em torno de 5 mil profissionais de saúde, em Pelotas.

A partir de quarta-feira (25), deve ter início a vacinação de idosos. Pessoas com idade a partir de 60 anos receberão a dose em pontos exclusivos, que serão divulgados pela Prefeitura na semana que vem. Estima-se que haja em torno de 47 mil idosos em Pelotas. 

Nova remessa de vacina contra a Influenza é aguardada ainda para o mês de março.

Ainda que a vacina da gripe não proteja contra o coronavírus, ela impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.

A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19 (causada pelo novo coronavírus). Por exemplo, se o sujeito recebeu a dose e ainda apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus Influenza que os está causando. Nesses casos, dependendo de outros critérios, o médico pode solicitar um exame para verificar a presença do novo coronavírus.

Tags

influenza, gripe, vacinação, profissionais da saúde

Carregando 0%
Carregando 0%