ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Inova RS é lançado em Pelotas

Programa foi criado para incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação. Município é um dos oito ecossistemas integrantes da iniciativa

17-10-2019 | 18:17:40

Nesta quinta-feira (17), o Pelotas Parque Tecnológico recebeu o evento Marco Zero do Inova RS na cidade. O lançamento do programa estadual no município - que integra um dos oito ecossistemas de inovação previstos no projeto - foi realizado pelo governador Eduardo Leite e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, e acompanhado pela prefeita Paula Mascarenhas e demais autoridades.

Fotos: Gustavo Vara

Conforme Leite, o Inova RS foi criado para incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação. Para isso, a iniciativa prevê uma articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade: a chamada quádrupla hélice da inovação. Segundo o governador, tendo em vista as mudanças profundas na economia, o desenvolvimento, nos tempos atuais, está diretamente conectado à inovação e à tecnologia, grandes fontes de riqueza.

Em sua fala, a prefeita Paula lembrou que tanto Pelotas quanto Rio Grande contam com um vasto campo acadêmico, capaz de produzir muito conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras. 

“Sabemos o tanto de talentos que temos aqui na região, conhecemos o nosso potencial e o quanto podemos produzir ao nos unirmos. O Inova RS era o que faltava para que houvesse um alinhamento de estratégias em todo o Estado. Não tenho dúvida que com que esse estímulo, todos nós vamos crescer”, afirmou a prefeita.  

Por aqui, o maior impacto do projeto deve ser sentido pelo Tecnosul - Pelotas Parque Tecnológico, espaço que será fortalecido pelo programa, transformando-se em um hub de ações e projetos voltados ao empreendedorismo e a inovação, servindo de apoio para os mais de 20 municípios da Zona Sul. 

“Essa capacidade de inovar e buscar o futuro deriva diretamente do talento e do capital humano. Isso a gente tem de sobra no Estado, e Pelotas, com seu Parque Tecnológico, é um exemplo disso. Além de um espaço físico interessante, o Parque oferece facilidades para quem aqui empreende, que tornam interessante estar aqui e é isso que queremos para o Estado”, disse Eduardo.  

Após a fala das autoridades, uma série de palestras técnicas foram realizadas durante a tarde, envolvendo universidades, empresários e a comunidade.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella; o presidente da Câmara de Pelotas, vereador Fabrício Tavares (PSD); os deputados estaduais Luis Henrique Viana (PSDB) e Fábio Branco (MDB); o prefeito de Rio Grande; Alexandre Lindemeyer; e demais autoridades.  

O programa

A partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, o InovaRS é a primeira iniciativa da atual gestão em prol da inovação tecnológica. O programa prevê oito ecossistemas de inovação localizados nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales, com foco nas atividades empreendedoras inerentes a cada área.  

A finalidade é tornar o RS um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos alicerçados na tecnologia e no conhecimento. Para isso, a metodologia do Inova foi baseada em ações realizadas na Europa e na América do Sul, e foi elaborada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), em parceria com representantes de universidades, parques, polos tecnológicos e o setor empresarial de diferentes regiões.  

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

inova rs, pelotas parque tecnológico, governo do estado, inovação, tencnologia, investimento

Carregando 0%
Carregando 0%