ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Inventário do Plano de Mobilidade está disponível no site da Prefeitura

Documento representa a conclusão de metade do Plano; também é possível encaminhar propostas relativas à mobilidade de Pelotas

19-12-2018 | 14:14:43

Está disponível a partir desta quarta-feira (19), o relatório do inventário do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas no site da Prefeitura. O documento representa a conclusão de 50% do processo, que deve ser finalizado em maio de 2019. Depois de apresentado à prefeita Paula Mascarenhas, à Câmara Municipal e ao Fórum de Acompanhamento – instituições que monitoram a construção do Plano –, o trabalha torna-se público também ao conhecimento da população pelotense.  

Além de acessar o conteúdo do inventário, é possível ainda encaminhar propostas através de um formulário até dia 15 de janeiro. A sugestão, que deve ter a representação de uma instituição e ser enviado ao e-mail pmu.pelotas@gmail.com, necessita estar enquadrada em, pelo menos, um dos seis temas: transporte a pé, por bicicleta, público, motorizado individual, motorizado de cargas ou conexão regional.  

Através deste banner na página inicial do site, é possível acessar diretamente os conteúdos. Foto: Reprodução

A finalidade é possibilitar que novas ideias sejam incorporadas ao Plano de Ações, que já vem sendo elaborado pela equipe técnica e executora do Plano e será embasado em diretrizes desenvolvidas para cenários de curto, médio e longo prazo – compatíveis à realidade econômico-financeira de Pelotas. Entre os objetivos que devem ser atendidos pelas propostas, está tornar a mobilidade um fator de inclusão social; priorizar os deslocamentos de pedestres e ciclistas; promover a segurança no trânsito e fomentar o uso do transporte público.  

O inventário

Em 390 páginas, o documento apresenta todo o trabalho realizado nesta primeira metade de elaboração do Plano. Nele, estão detalhadas as etapas já superadas, como a realização de consultas públicas à comunidade – que envolveu cerca de 500 pessoas; seminários temáticos com especialistas; reuniões com vereadores, representantes de setores diferentes de transporte e técnicos das secretarias municipais; e pesquisas para diagnosticar o deslocamento de pedestres, ciclistas e motoristas.

Além disso, o relatório também aborda uma série de informações técnicas levantadas e estudadas pelo grupo ao longo do ano, como aspectos urbanos e socioeconômicos da cidade, características da mobilidade urbana, dados de motorização, logística urbana de cargas e legislação. No espaço online destinado ao conteúdo, a população também pode acessar o Plano de Trabalho da equipe técnica, onde consta a metodologia utilizada para a coleta de dados e as próximas etapas para a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana.

Tags

inventário, plano de mobilidade, plano de ações

Carregando 0%
Carregando 0%