ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Lançamento da colheita do arroz ocorre na Expofeira

De 20 a 22 de fevereiro, Zona Sul deve receber 5 mil visitantes, de dez estados e cinco países, para evento no Capão do Leão voltado à cadeia produtiva do arroz

11-10-2018 | 12:30:33

      A Associação Rural de Pelotas (ARP), que completou 120 anos, foi palco do lançamento da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na tarde de quarta-feira (10), solenidade que integrou a programação da 92ª Expofeira. A colheita ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro de 2019, junto a sede da Embrapa, no Capão do Leão, com o tema “Matriz Produtiva: atividade diversificada e renda ampliada”.

Fotos: Gustavo Mansur

       A cadeia de produção e o parque industrial, além da tecnologia empregada na orizicultura da região, foram destacados pelas autoridades presentes, devido ao potencial de crescimento e geração de renda para as famílias da Zona Sul. Por essa e outras razões, a prefeita Paula Mascarenhas enfatizou a importância da escolha de Capão do Leão e Pelotas para sediar um evento que reúne profissionais de dez estados brasileiros e cinco países.

“O arroz é um dos pilares da nossa economia, então foi uma escolha mais do que justa. Sou uma admiradora do agronegócio e também da agricultura familiar, pois vejo neles as nossas potencialidades. Apesar das dificuldades, temos a força de trabalho e a criatividade dos produtores”, disse Paula.

      A chefe do executivo municipal também lembrou do papel do governo para viabilizar esse trabalho coletivo, que integra diversos setores na geração de emprego e renda. “É uma união em prol do interesse público”, ressaltou a prefeita. 

      São esperadas mais de cinco mil pessoas para a colheita do arroz, que deve dedicar espaço também para criação de gado e o plantio de soja, como forma de diversificação dos cultivos. “Buscamos esses sistemas de produção e a tecnologia como maneiras de ter uma lavoura mais forte e produtiva”, afirmou o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz), Alexandre Azevedo Velho. A programação para fevereiro ainda inclui roteiros técnicos, trocas de experiências, fórum e visitas de campo, que tornam a colheita o maior evento de arroz da América Latina.

      Para encerrar, foi oferecido um coquetel com salgados feitos a base de farinha de arroz, além do tradicional arroz-doce, produzidos por professoras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), que começam a ministrar neste mês um novo curso de 16 horas, ensinando como valorizar o grão.

Fotos: Gustavo Mansur

      Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Desenvolvimento Rural e Qualidade Ambiental, Jair Seidel e Felipe Perez, respectivamente; o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco; o vereador e deputado estadual eleito, Luiz Henrique Viana (PSDB); o ex-prefeito de Pelotas, Adolfo Antônio Fetter Júnior; a presidente da ARP, Carolina Peró Osório; o presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner; o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz; e o diretor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Chardon. 

Tags

expofeira, federarroz, abertura da colheita do arroz, embrapa

Carregando 0%
Carregando 0%