ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Largada promocional do Sertões Series agita Dom Joaquim

Evento vai até sábado (7) na região sul do Estado

06-12-2019 | 14:32:49

Por volta das 20h desta quinta-feira (5), o ronco de motores para lá de potentes tomou conta da avenida Dom Joaquim, no entrocamento da ruas Figueiredo Mascarenhas e Andrade Neves. Dezenas de carros, motos e UTVs participaram da largada promocional do rally Sertões Series – Rota Sul, competição off road que tem Pelotas e a região sul como pista. 

Em rampa montada para a apresentação dos competidores, o carro 306 – dirigido pelo empresário e apresentador Álvaro Garnero – trouxe a prefeita Paula Mascarenhas, que deu as boas-vidas aos atletas. A gestora agradeceu a escolha da cidade como palco principal do evento, destacando a importância do evento para o turismo e a economia local.

Prefeita chegou com o apresentador Álvaro Garnero - Fotos: Michel Corvello
“A Zona Sul tem paisagens belíssimas e os competidores vão descobrir isso e ficar encantados, nos ajudando a mostrar essa beleza para o Brasil inteiro e estimulando que mais pessoas venham conhecer Pelotas e região. Tenho certeza que aqui estamos consolidando uma parceria para o futuro”, afirmou a prefeita, acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella.

Conforme o diretor Executivo do Sertões, Joaquim Monteiro de Carvalho, o percurso escolhido para o Rota Sul é um dos mais belos percorridos pelas equipes da competição nos últimos anos. “Cada etapa esconde uma surpresa diferente. Estamos muito felizes por ter escolhido Pelotas para o retorno do Sertões Series ao sul, fomos muito bem recebidos, é uma honra dividir essa alegria.” 

Há 15 anos a disputa não era realizada no Estado. A ideia é usar a experiência como teste para o Sertões 2022, que deve percorrer os mais de 5,6 mil quilômetros que dividem o Oiapoque do Chuí.

Facetas

Além da disputa que levanta poeira pelos rincões mais escondidos da Zona Sul, o Sertões Series também promove ações de turismo e de assistência social. Cerca de 120 pessoas, divididas em 38 carros inscreveram-se na prova na categoria Turismo. Eles percorrerão as rotas em um ritmo mais lento, aproveitando para conhecer os cenários e pontos turísticos de Pelotas e região.

Na parte social, um time de profissionais de saúde trouxe sua expertise para atender a população, no programa Saúde e Alegria nos Sertões (SAS). Na quarta-feira (4), 50 alunos da Apae receberam atendimento oftalmológico e aqueles que precisarem de óculos ou de algum tratamento mais específico serão acompanhados, enquanto necessário.   

Competição

O Sertões Series vai percorrer mais de mil quilômetros até sábado (7), quando os competidores devem cruzar a linha final em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (6), as equipes começaram a rodar os primeiros 575 quilômetros do rally, saindo da praia do Cassino, em Rio Grande, passando por Santa Vitória do Palmar e retornando a Pelotas. No sábado, eles partem de Pelotas, com destino à capital gaúcha, Porto Alegre, percorrendo antes destinos mais ao sul do País, como São José do Norte.

Líbera Costabeber foi uma das três mulheres a integrar o Sertões 2019 - Foto: Michel Corvello

Ao todo, 66 máquinas – entre carros, motos e UTVs –, 111 competidores e 120 turistas integram a prova. Destaque para a presença de dois gaúchos: o piloto de Bento Gonçalves, Rami Sfredo, que em 2019 foi premiado como Herói dos Sertões, por percorrer os setes dias da competição realizada entre agosto e setembro deste ano, mesmo com o pulso quebrado; e a santa-mariense Líbera Costabeber, uma das três mulheres a participar do Sertões 2019.

Sertões Series - Rota Sul

O Rota Sul vale classificação para o Campeonato Sul-americano de Carros (Codasur), além de ser a última etapa do Brasileiro de Rally Cross Country. O trajeto mistura trechos velozes e outros mais lentos, mesclando asfalto, terra e areia. A Vila Sertões foi montada na Associação Rural de Pelotas (ARP), apoiadora do evento que é promovido pela empresa Dunas, em parceria com a Prefeitura, através da Sdeti. Também apoiam a competição o Sanep, a Ecosul e a Vetorial.

Confira galeria no Flickr da Prefeitura

Tags

turismo, competição, desenvolvimento, sertões series, sertões, rota sul, zona sul

Carregando 0%
Carregando 0%