Evento vai até sábado (7) na região sul do Estado

Largada promocional do Sertões Series agita Dom Joaquim

Evento vai até sábado (7) na região sul do Estado
Por Autor desconhecido 06-12-2019 | 14:32:49
Tags: turismo , competição , desenvolvimento , sertões series , sertões , rota sul , zona sul

Por volta das 20h desta quinta-feira (5), o ronco de motores para lá de potentes tomou conta da avenida Dom Joaquim, no entrocamento da ruas Figueiredo Mascarenhas e Andrade Neves. Dezenas de carros, motos e UTVs participaram da largada promocional do rally Sertões Series – Rota Sul, competição off road que tem Pelotas e a região sul como pista. 

Em rampa montada para a apresentação dos competidores, o carro 306 – dirigido pelo empresário e apresentador Álvaro Garnero – trouxe a prefeita Paula Mascarenhas, que deu as boas-vidas aos atletas. A gestora agradeceu a escolha da cidade como palco principal do evento, destacando a importância do evento para o turismo e a economia local.

Prefeita chegou com o apresentador Álvaro Garnero - Fotos: Michel Corvello
“A Zona Sul tem paisagens belíssimas e os competidores vão descobrir isso e ficar encantados, nos ajudando a mostrar essa beleza para o Brasil inteiro e estimulando que mais pessoas venham conhecer Pelotas e região. Tenho certeza que aqui estamos consolidando uma parceria para o futuro”, afirmou a prefeita, acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella.

Conforme o diretor Executivo do Sertões, Joaquim Monteiro de Carvalho, o percurso escolhido para o Rota Sul é um dos mais belos percorridos pelas equipes da competição nos últimos anos. “Cada etapa esconde uma surpresa diferente. Estamos muito felizes por ter escolhido Pelotas para o retorno do Sertões Series ao sul, fomos muito bem recebidos, é uma honra dividir essa alegria.” 

Há 15 anos a disputa não era realizada no Estado. A ideia é usar a experiência como teste para o Sertões 2022, que deve percorrer os mais de 5,6 mil quilômetros que dividem o Oiapoque do Chuí.

Facetas

Além da disputa que levanta poeira pelos rincões mais escondidos da Zona Sul, o Sertões Series também promove ações de turismo e de assistência social. Cerca de 120 pessoas, divididas em 38 carros inscreveram-se na prova na categoria Turismo. Eles percorrerão as rotas em um ritmo mais lento, aproveitando para conhecer os cenários e pontos turísticos de Pelotas e região.

Na parte social, um time de profissionais de saúde trouxe sua expertise para atender a população, no programa Saúde e Alegria nos Sertões (SAS). Na quarta-feira (4), 50 alunos da Apae receberam atendimento oftalmológico e aqueles que precisarem de óculos ou de algum tratamento mais específico serão acompanhados, enquanto necessário.   

Competição

O Sertões Series vai percorrer mais de mil quilômetros até sábado (7), quando os competidores devem cruzar a linha final em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (6), as equipes começaram a rodar os primeiros 575 quilômetros do rally, saindo da praia do Cassino, em Rio Grande, passando por Santa Vitória do Palmar e retornando a Pelotas. No sábado, eles partem de Pelotas, com destino à capital gaúcha, Porto Alegre, percorrendo antes destinos mais ao sul do País, como São José do Norte.

Líbera Costabeber foi uma das três mulheres a integrar o Sertões 2019 - Foto: Michel Corvello

Ao todo, 66 máquinas – entre carros, motos e UTVs –, 111 competidores e 120 turistas integram a prova. Destaque para a presença de dois gaúchos: o piloto de Bento Gonçalves, Rami Sfredo, que em 2019 foi premiado como Herói dos Sertões, por percorrer os setes dias da competição realizada entre agosto e setembro deste ano, mesmo com o pulso quebrado; e a santa-mariense Líbera Costabeber, uma das três mulheres a participar do Sertões 2019.

Sertões Series - Rota Sul

O Rota Sul vale classificação para o Campeonato Sul-americano de Carros (Codasur), além de ser a última etapa do Brasileiro de Rally Cross Country. O trajeto mistura trechos velozes e outros mais lentos, mesclando asfalto, terra e areia. A Vila Sertões foi montada na Associação Rural de Pelotas (ARP), apoiadora do evento que é promovido pela empresa Dunas, em parceria com a Prefeitura, através da Sdeti. Também apoiam a competição o Sanep, a Ecosul e a Vetorial.

Confira galeria no Flickr da Prefeitura

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil