ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Moradores do Navegantes II criam jardins para combater despejo de lixo

Iniciativa que teve apoio da Prefeitura busca conscientizar a população para manter o bairro limpo

05-11-2019 | 14:17:14

O descarte de lixo em local incorreto traz inúmeros problemas aos cidadãos, como enchentes em período de chuva e proliferação de animais transmissores de doenças. Cansados de vivenciar este cenário, um grupo de moradores do Navegantes II, com apoio da Prefeitura, decidiu transformar em jardins esses depósitos irregulares de resíduos encontrados na avenida Cidade de Rio Grande. A iniciativa busca sensibilizar a vizinhança para que ajude a manter o bairro limpo e bem cuidado.

Veridiana mobilizou moradores para auxiliar na limpeza do bairro - Fotos: Igor Sobral

Em duas semanas, três espaços já foram criados, o mais recente no último sábado (2). Outros três aguardam para serem feitos e a expectativa é ampliar ainda mais. O desejo de dar nova cara ao Navegantes II começou em março, explicou a relações-públicas Veridiana Pereira, moradora da região há mais de 30 anos e responsável por dar início ao projeto.

“A Prefeitura recolhia, mas no dia seguinte já tinha lixo de novo, colocado por pessoas de outros pontos do Navegantes. A chuva ampliava o problema, com mau cheiro e entupimentos”, contou Veridiana. 

A mobilização surgiu para buscar alternativas, em especial para a avenida Cidade de Rio Grande que apresenta maior vulnerabilidade, devido ao menor número de árvores e à proximidade a um canal de escoamento.

Mesmo com o trabalho diário da Ssui, lixo era descartado em local indevido - Fotos: Divulgação

Cara nova

O Sanep havia efetuado a limpeza do canal e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) podado algumas das árvores da região. A partir de então, outros moradores, preocupados com a situação, integraram a busca por apoio para a construção dos jardins nas saídas de ruas, a fim de resolver o problema. O Poder Público mais uma vez foi parceiro. 

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed), por meio do projeto Escola Mais Verde, conseguiu os pneus coloridos que foram colocados nos espaços e as mudas de flores e árvores plantadas – bromélias, pitangueiras, araçás, rosas, etc. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) por sua vez, através da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) do Porto, além de recolher o lixo rotineiramente, aterrou a área com terra vegetal, propícia ao plantio.

Jardins levaram cor para a avenida Cidade de Rio Grande - Fotos: Igor Sobral

“Essa ajuda foi fundamental para motivar a comunidade”, destacou a relações-públicas. Tudo começou com um jardim, que além das plantas e pneus, conta com placas que pedem a preservação do espaço. Outros dois vizinhos gostaram da ideia e fizeram mais duas quadras. Vendo essa mudança no Navegantes II, outros três se interessaram e pretendem revitalizar mais três quadras. Entre eles está o músico Marco Antônio Correa Pinto, que emprestou as ferramentas necessárias para fazer a ação acontecer. 

Desafio da Conscientização

Marco Antônio reside na região desde que nasceu e lembra que o acúmulo de lixo nem sempre existiu. Mesmo com a presença do Ecoponto Balsa e o recolhimento de lixo feito pelo Município cinco vezes na semana – três coletando o lixo orgânico e duas, o reciclável –, o músico vê a conscientização da população como o grande desafio. 

Marco Antônio espera que a população se conscientize - Foto: Igor Sobral
“A parte fácil nós fizemos, o difícil agora é o pessoal cuidar. Mas essa já foi a segunda semana sem lixo nos jardins”, apontou Marco Antônio.

Outro ponto positivo é o aumento do contato entre os vizinhos, que por conversarem mais e ficarem atentos à preservação dos jardins, acabaram se conhecendo melhor e se integrando.

“As pessoas estão se tornando responsáveis pelos jardins, que trazem mais cor e vida pro Navegantes, fascinando a comunidade. Dá outra cara para o bairro, mostrando que aqui temos coisas boas”, resumiu Veridiana.

Tags

navegantes II, jardins, lixo, descarte, moradores

Carregando 0%
Carregando 0%