Campanha começa nesta sexta-feira (2). Doações destinam-se à população em vulnerabilidade social devido à pandemia

Município arrecada alimentos durante vacinação contra Covid

Campanha começa nesta sexta-feira (2). Doações destinam-se à população em vulnerabilidade social devido à pandemia
Por Autor desconhecido 01-04-2021 | 11:28:16
Tags: assistência social , doações , alimentos , vacinação , coronavírus , vulnerabilidade social , arrecadação , famílias , prefeitura

Atualizado às 14h50min

A proteção mais esperada por todos e um gesto de solidariedade unidos no mesmo momento e locais. A partir desta sexta-feira (2), a Prefeitura de Pelotas inicia a arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza nos pontos de vacinação contra a Covid-19. As doações serão encaminhadas para a assistência social do Município, que irá distribuir às famílias que estejam enfrentando dificuldades financeiras ou em vulnerabilidade social, causadas pela pandemia do coronavírus.

A prefeita Paula Mascarenhas aderiu à ideia, proposta pelo vereador Paulo Coutinho (Cidadania), de unir o momento de vacinação com um gesto de solidariedade. Segundo ela, a iniciativa é de extrema importância, principalmente pelo momento difícil enfrentado por muitas famílias durante a crise sanitária.

"Nós estamos seguindo o exemplo de outros municípios, e aproveitando esse momento da vacinação para que a gente exerça a solidariedade, uma característica do povo de Pelotas. Para que possamos também, por meio da Secretaria de Assistência Social, distribuir esses alimentos a quem mais precisa, a quem está sendo vítima da Covid-19, não pelo adoecimento, mas pela perda de renda e pela vulnerabilidade. Pessoas que precisam também do nosso olhar, da nossa atenção", disse Paula.

Como será a arrecadação

A campanha de arrecadação de alimentos, em especial leite, e produtos de higiene, ocorrerá em todos os locais onde estão sendo aplicadas as vacinas contra a Covid-19, iniciando-se nesta Sexta-feira Santa, no drive-thru para idosos como mais de 67 anos, no Centro de Eventos da Fenadoce.

Produtos podem ser entregues nesta sexta, durante drive-thru no Centro de Eventos da Fenadoce Foto: Ascom

A pessoa que vai receber a imunização poderá doar um quilo de alimento não perecível, assim como seus acompanhantes. Na próxima semana, os produtos também serão coletados nas sete escolas em que ocorre a vacinação nos bairros de Pelotas. A arrecadação será contínua, enquanto ocorrer a campanha de vacinação.

Destino das doações

Segundo o secretário de Assistência Social, José Olavo Passos, as doações serão entregues à comunidade, pela Secretaria, a partir do cadastramento das pessoas que procuram os serviços, com prioridade àquelas que forem identificadas em situação de vulnerabilidade social e dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia.

"Os alimentos serão distribuídos através do Plantão Social, dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social, os Creas; e dos Centros de Referência de Assistência Social, os Cras. As pessoas nos procuram, a gente faz o cadastro, identifica, realiza todo o procedimento e distribuí de maneira justa, como tem sido feito até agora. Isso vai nos ajudar muito, porque a busca por alimentos tem aumentado em função da pandemia", afirma o gestor da pasta.

A SAS pede que a população doe, principalmente, leite- um item essencial e que tem poucas doações.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Cadastro Único estará sem sistema nesta sexta-feira

Cadastro Único estará sem sistema nesta sexta-feira

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Equipe do Cras Centro estará em escola da Castilho

Equipe do Cras Centro estará em escola da Castilho