ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Município faz levantamento das necessidades de eletrificação rural

Objetivo é identificar locais estratégicos que precisam de implantação de novos pontos

Por Tânia Magalhães 24-04-2020 | 12:01:08

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza levantamento junto às comunidades da colônia, para identificação de locais estratégicos que necessitam da instalação de pontos de iluminação pública. O objetivo é ampliar a segurança das pessoas e de suas propriedades, além de facilitar o deslocamento à noite.

Pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Rural mantém o sistema em funcionamento – Fotos: Divulgação/SDR

Os distritos de Pelotas contam com 2.115 pontos de iluminação pública. Quem presta manutenção é a equipe do Programa de Eletrificação Rural, composta por um coordenador e nove servidores, entre eletricista e pessoal de apoio, vinculada à SDR.

“Desde o início deste governo, em 2017, até os dias atuais, atendemos a 2.293 pontos. A manutenção trata da substituição da lâmpada, da relé, ou do braço suporte da luminária. Há casos em que são necessárias as três intervenções no mesmo ponto”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Novos pontos

A Prefeitura trabalha na eletrificação rural com recursos próprios. Não há financiamentos contratados para o setor. Desde 2017, 116 novos pontos de iluminação pública foram implantados na colônia e a meta é ampliar este número, com a instalação nos locais definidos pelo levantamento em andamento junto às comunidades.

O secretário Seidel esclarece que a implantação de um novo ponto implica na instalação de poste, braço suporte da luminária, relé e lâmpada. 

“A iluminação pública é uma infraestrutura relevante de segurança e bem-estar das pessoas que vivem ou transitam no nosso meio rural. Por isso, é importantíssimo dotar pontos estratégicos com esse recurso”, observa Seidel.

Prevenção

O setor de Eletrificação Rural da SDR, durante este período de pandemia do novo coronavírus, atua com todas as precauções recomendadas para prevenção, mantendo distância entre os colegas e utilizando máscaras e luvas, além de álcool em gel, sempre que necessário.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

eletrificação rural, manutenção, novos pontos, levantamento, distritos

Carregando 0%
Carregando 0%