ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Município forma mais 21 servidores para o Conte Comigo

Iniciativa aposta no compartilhamento de livros para fortalecer vínculos familiares, preparar crianças para a vida escolar e, consequentemente, impactar na redução da criminalidade de Pelotas

16-08-2019 | 17:52:10

Há dois anos, o Pacto Pelotas pela Paz busca em projetos de prevenção à violência aliados para reduzir a criminalidade no município. Neste período, o crescimento gradativo do número de homicídios estagnou e os indicadores diminuíram na cidade, mas, para manter os bons resultados, a Prefeitura segue apostando em iniciativas que investem no fortalecimento de vínculos familiares e na consolidação do papel fundamental da escola para transformar vidas.

Grupo é formados por professores, enfermeiros, assistentes sociais e educadores - Fotos: Gustavo Vara

Mais uma etapa importante neste sentido foi iniciada nesta semana, com o início da formação de mais 21 servidores públicos na metodologia Conte Comigo. O projeto integra a estratégia Infância Protegida - voltado a crianças de 3 a 6 anos - que acredita no compartilhamento de livros para reforçar laços afetivos, aproximar pais e filhos, preparar os pequenos para a vida escolar e despertar neles habilidades de raciocínio e relacionamento. 

Nesta sexta-feira (16), a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou um dos encontros de capacitação do grupo, formado por professores, psicólogos, assistentes socais, enfermeiros e educadores.

“Já existem comprovações científicas do poder transformador do Conte Comigo, que mostra como o afeto custa pouco e tem um retorno tão positivo, preparando bebês e crianças para enfrentarem os desafios do futuro sem fazerem uso da violência. Uma criança que cresce com amor, atenção e diálogo dentro de casa, também cresce mais confiante e acreditando mais em si”, disse a prefeita.

Paula agradeceu a disponibilidade dos profissionais para a capacitação, lembrando da importância de usarem esta ferramenta em suas áreas de atuação e, também, com seus filhos. “Vocês vão ajudar a mudar o futuro de Pelotas, transformando a realidade de muitas famílias pelotenses”, completou.  

Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação

Programa Conte Comigo trabalha emoções de pais e filhos

Pacto Pelotas pela Paz aposta nos livros para fortalecer vínculos afetivos

Momento ressignificado  

Para a coordenadora pedagógica da Emei Graciliano Ramos, Raquel Domingues, a formação ressignificou a sua forma de perceber a literatura. “Sempre fui de contar histórias para os meus alunos, me preocupava muito com o que estava escrito. Agora entendo a importância de compartilhar as obras e, principalmente, como isso reflete dentro das famílias; como é relevante para as crianças criarem referências afetivas em casa e fortalecerem os vínculos com os pais”, assinalou.

Grupo aplicará, de forma inédita no Brasil, o programa Conte Comigo em serviços públicos de Pelotas - Fotos: Igor Sobral

Aplicado em Pelotas, de forma inédita no Brasil, o programa já tem eficácia comprovada em países como Inglaterra, Estados Unidos e África do Sul.

Saúde, assistência e educação

Dos 21 profissionais habilitados, três são área da Saúde, cinco da Assistência e 13 da Educação. Seis professoras utilizarão as técnicas com seus alunos em sala de aula; os demais manterão grupos com as famílias para aplicar o conhecimento adquirido. Além das escolas, serviços de saúde mental, como o Caps, e centros de assistência social, como Cras, Creas e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também sediarão a iniciativa.

Impactos do programa

Recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a metodologia diferencia-se da ‘contação’ de histórias habitual por tornar a criança peça fundamental na construção da narrativa, trabalhando, desta forma, sua imaginação, criatividade e desenvolvimento cognitivo. 

O livro torna-se, desta forma, ferramenta essencial para o estabelecimento de diálogo e conexão entre pais e filhos, explicou uma das instrutoras da formação e consultora do Instituto Cidade Segura, Maria Gabriela Andriotti.

Programa alcançou 125 famílias pelotenses no ano passado - Foto: Gustavo Mansur/arquivo
“Através de perguntas simples como ‘quem?’ e ‘onde?’, a criança consegue participar ativamente do processo, que pode ser feito tanto em sala de aula, como em casa. É para ser um momento prazeroso, de aproximação. Nem os pais e nem as crianças precisam saber ler porque o objetivo dos livros é instigar a imaginação”, complementou Maria.  

Estudo Piá  

Conte Comigo e o programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros – implantado como política pública de forma pioneira no mundo – foram incorporadas ao Pacto em 2018, através do Estudo Piá – uma parceria entre Prefeitura e Centro de Epidemiologia da UFPel. 

Mais de 340 famílias pelotenses já foram alcançadas pelas metodologias. Também são responsáveis pela formação os facilitadores que aplicaram o método, em 2018, Tatiana da Costa, Eduardo Soares e Marcos Roberto Souza.  

Tags

conte comigo, pacto pelotas pela paz, livros, compartilhamento, vínculos familiares

Carregando 0%
Carregando 0%