ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Município lança livro de receitas saudáveis em evento dedicado aos merendeiros

Publicação traz 27 opções de pratos elaborados apenas com itens que compõem a merenda escolar

15-10-2018 | 18:23:09

      Do salgado ao doce, do almoço ao café da tarde, do monocromático ao mais colorido. ‘O Incrível Livro de Receitas Saudáveis’ atende bem à ideia de agradar a todos os gostos. Melhor do que cativar pelo sabor, é a proposta de alimentar com ingredientes saudáveis, que chamem a atenção não só pelo paladar, mas também, por proporcionar uma refeição nutritiva.  

Fotos: Gustavo Mansur

      A publicação, elaborada pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) – através do Departamento de Alimentação Escolar – foi lançada na tarde desta segunda-feira (15), durante o 1º Encontro de Merendeiros do Município. O evento, que ocorreu no Colégio Pelotense, reuniu os profissionais em um dia dedicado à categoria, com apresentação de boas práticas, palestra, aula-show sobre temperos e, principalmente, integrando os cerca de 230 merendeiros ligados à rede municipal de ensino.  

      O encontro celebra o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, e o Dia da Merendeira Escolar, no dia 30. O lançamento dos exemplares contou com a presença de alguns dos 27 autores dos pratos contidos no livro – todos com itens que compõem a merenda escolar. Um deles, Ederson Soares conta que escolheu compartilhar a receita da ‘Panqueca de Legumes’ pelo valor nutricional que apresenta.

 “Além de ser extremamente saudável, possibilita a substituição de vários ingredientes, como cenoura, beterraba e couve. Fica colorida e é sempre bem aceita pelos alunos”, disse o merendeiro.  

Soares, que trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wilson Muller, na Colônia Triunfo (4º distrito), considera o projeto uma oportunidade para a troca de ideias e saberes entre os merendeiros, o que facilitará seu dia a dia na cozinha, adorada por ele. “Sempre amei cozinhar, mas não sabia que essa relação com as crianças fosse me ajudar a crescer tanto”, apontou.

Foto: Gustavo Mansur

      Com a proposta de apresentar receitas simples, rápidas, ricas em nutrientes e saborosas, o livro visa incorporar práticas frequentes de bons hábitos alimentares dentro dos espaços escolares; todas elas trazem os valores nutricionais referentes às calorias, carboidratos, proteínas e lipídios.

“A ideia é que os profissionais possam replicar essas receitas em suas escolas e compartilhar experiências”, explicou a chefe do Departamento de Alimentação, Beatriz Dias.

      Entre as delícias saudáveis, geleia de beterraba, suflê de legumes, assado de brócolis e bolo de milho. A receita de Daniela Corrêa segue o mesmo propósito de agradar com o sabor e a alimentação nutritiva. “Escolhi o ‘Pão de Cenoura’ porque foi a forma que encontrei para as crianças comerem a cenoura e gostarem”, disse a merendeira da Emef Dr. Berchon, no Cerrito Alegre (5º distrito). 

      O livro será lançado novamente durante a Feira do Livro, com sessão de autógrafos dos autores. Ainda não há data prevista para o evento. Este é a segunda publicação produzida pela Smed que, em novembro de 2017, lançou um caderno de receitas durante a IV Quinzena do Pêssego – uma compilação de pratos elaborados pelos merendeiros tendo a fruta como ingrediente principal.  

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

merendeiros, livro, receitas, alimentação saudável, merenda escolar

Carregando 0%
Carregando 0%