ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Administração e Recursos Humanos

Município treina servidores ao uso de equipamentos de proteção

Capacitação visa proteger profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Pelotas

22-04-2020 | 15:26:34

Considerando a relevância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a Prefeitura vem capacitando os profissionais que atuam em serviços essenciais. Os trabalhadores estão na linha de frente do combate à doença em Pelotas, e o objetivo da formação é ajudar a identificá-los em seus ambientes de trabalho. 

Para atingir a meta, a equipe da Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), visita as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para orientar médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, dentistas, auxiliar de dentista, atendentes e funcionários da limpeza quanto aos EPIs indicados a cada tipo de atividade. Outra instrução diz respeito às precauções adicionais exigidas para se proteger e impedir a transmissão do vírus.

Nesta quinta-feira (23), o trabalho será voltado às UBSs da zona rural de Pelotas.

"O Município precisa cuidar daqueles que cuidam da nossa população. A Secretaria está imbuída neste processo, atuando de forma articulada com a Secretaria de Saúde para prestar informações qualificadas a todas as repartições da Saúde quanto à utilização e ao descarte corretos dos equipamentos de proteção", argumenta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Eduardo Daudt Schaefer.
Secretário de Administração e Recursos Humanos, Schaefer assinala uso e descarte corretos – Foto: Divulgação/DSST

A diretora da DSST, Sabrina Lima, salienta que a capacitação é voltada à colocação e à retirada correta de máscaras, luvas, óculos, avental, capote e gorro, bem como à ordem de paramentação e aos cuidados pertinentes antes, durante e após o uso dos utensílios – inclusive, ao modo adequado de acondicioná-los ao lixo. 

“Um dos requisitos primordiais na área de engenharia de Segurança do Trabalho é garantir que os profissionais sigam as práticas apropriadas de biossegurança, isto é, o conjunto de procedimentos técnicos, metodologias e equipamentos capaz de prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos provenientes de atividades que possam comprometer a saúde humana”, reforçou a diretora.

Higiene das mãos é prioridade

O cuidado com a higienização frequente das mãos, do local de trabalho e dos instrumentos médicos também é assinalado durante o curso, assim como as medidas que têm de ser adotadas pelos servidores ao retornarem às suas casas. São ressaltados, ainda, os protocolos imprescindíveis com pacientes que apresentam sintomas da Covid-19.

As mesmas informações foram frisadas aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), adaptando o treinamento às condições de trabalho pertinentes aos profissionais que fazem o atendimento de urgência e emergência no município.

Assistência Social participa

A equipe de Segurança do Trabalho realizou uma conversa sobre ações seguras com trabalhadores da Secretaria de Assistência Social (SAS), responsáveis pelo contato diário com o público e pelo atendimento individualizado dos usuários, como realização do Cadastro Único, distribuição de roupas e alimentos e atuação em abrigos institucionais, residências inclusivas e casas de passagem.

“A partir disso, foi possível identificar os maiores desafios destes servidores quanto aos riscos de contaminação e transmissão do vírus e, assim, orientá-los em relação aos cuidados adequados para este momento”, pontuou Sabrina.

União de equipes

Para concretizar a formação dos funcionários da rede pública, a DSST propôs parceria do Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho com outras secretarias. As enfermeiras do apoio do técnico da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, coordenada pela diretora Cristina Vertromilla, atuam junto à equipe para ampliar o conhecimento sobre as atividades desempenhadas e os potenciais riscos em cada procedimento.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

epi, equipamentos, segurança do trabalho, coronavírus, capacitação, minimização de riscos de contágio, identificação de vetores, uso correto dos EPIs

Carregando 0%
Carregando 0%