ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Número de crimes violentos diminui 31% em Pelotas

Indicadores que apontam a redução da violência em Pelotas foram divulgados em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

15-08-2019 | 18:31:23

A redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios, latrocínios, infanticídios, entre outros – em Pelotas foi, mais uma vez, destaque em reunião dos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), vinculado ao Pacto Pelotas pela Paz, nesta quinta-feira (15), no Paço Municipal. De janeiro a julho deste ano, 45 ocorrências do tipo foram registradas na cidade, contra 65, em 2018, o que aponta uma queda de 31% desses crimes neste período.  

Foto: Gustavo Vara

Os dados monitorados pelo Observatório da Segurança Pública do Município também registraram redução de 32% em feridos por arma de fogo, de 18% por arma branca e de 32% de roubo a estabelecimentos comerciais. Um dos destaques fica para a queda de 50% dos roubos a transporte público na cidade (53 este ano, contra 106 no ano passado). Em julho de 2018, 27 roubos em ônibus foram notificados, já no último mês, foram duas ocorrências.  

“O Pacto nos uniu e nos ensinou a trabalhar coletivamente, a planejar ações com mais inteligência e ver as coisas com mais clareza. Temos muito trabalho pela frente ainda, mas já podemos identificar resultados significativos que vêm trazendo mais segurança e paz para a comunidade. Estamos preservando e transformando vidas, através da repressão e prevenção à violência, e isso é fruto do trabalho de todos os envolvidos”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

O declínio nos casos de roubo a pedestre também foi evidenciado na 19ª reunião do GGI-M: 17% a menos em relação ao ano passado. A queda foi atribuída pelo grupo ao trabalho integrado mobilizado pelo Pacto Pelotas pela Paz, sobretudo, à atuação de inteligência e planejamento das instituições de segurança em relação ao emprego dos efetivos nas ruas de Pelotas, com vistas e coibir este time de delito. 

Ainda no âmbito dos crimes patrimoniais, o roubo e o furto de veículos também figuram entre as principais reduções: 36% e 21%, respectivamente. Os indicadores também revelam que 71% dos veículos foram recuperados pelas forças de segurança.

Em relação ao aumento de episódios de roubo (+2%) e furto (+19%) a residências – únicos índices que apresentaram crescimento –, o Gabinete concordou em seguir fortalecendo o combate a esse tipo de crime; trabalho que já vem mostrando resultados: em janeiro deste ano, foram 10 roubos e, em julho, seis.  

Foto: Gustavo Vara

Mais policiais militares para a região

Pela primeira vez, o comandante do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), major Vasconcellos, participou do encontro com os membros do GGI-M. Há um mês, o governo do Estado confirmou a instalação do Batalhão da Brigada Militar, que atenderá toda a zona sul e terá sua sede em Pelotas. Mais de 100 policiais militares chegarão ao município e passarão a atuar no policiamento da região. 

Pelotas ganha Batalhão de Choque com 110 policiais militares

Atualmente, uma comissão, presidida pelo comandante, trabalha na implementação e estruturação do BPChoque na cidade que, momentaneamente, ficará instalado no prédio localizado na esquina da avenida Bento Gonçalves com a rua Almirante Barroso. Vão compor o efetivo alguns dos recém-formados pela Brigada, brigadianos do Comando Regional e veteranos que atuam em outras localidades e retornarão a Pelotas.  

Incentivo ao aparelhamento da segurança

Na reunião, também foi apresentado ao GGI-M o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg/RS) – iniciativa do governo do Estado que possibilita a empresários destinar até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na aquisição de equipamentos como viaturas, armamentos, aparelhos de rastreamento e câmeras e centrais de videomonitoramento. Um dos principais objetivos é captar recursos para combater o crime e a violência no Rio Grande do Sul. O grupo abordou alguns dos procedimentos necessários para que projetos de segurança sejam contemplados no âmbito do Piseg/RS.  

Comparativo dos indicadores de 2018 e 2019 (de janeiro a julho)

Crimes violentos | - 31%

Roubo a pedestre | - 17%

Roubo a estabelecimentos comerciais | - 32%

Roubo a transporte público | - 50%

Roubo de veículos | - 36%

Furto de veículos | - 21%

Roubo a residência | + 2%

Furto a residência | + 19%

Arma de fogo apreendida | - 13%

Crimes acumulados | - 14%

Pessoas presas | - 22%

GGI-M

Fazem parte do Gabinete a Prefeitura; Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; 4º Batalhão de Polícia Militar; 3º Batalhão de Bombeiros Militar; 2ª Companhia de Bombeiros Militar; o Instituto Geral de Perícias; Foro de Pelotas; Polícia Civil; Consepro; Defensoria Pública; Guarda Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil; 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Polícia Federal; 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público; 5ª Delegacia Penitenciaria Regional; Susepe; Ministério Público; Judiciário e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Tags

pacto pelotas pela paz, gabinete de gestão integrada, forças de segurança, redução

Carregando 0%
Carregando 0%