ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

O Bairro da Gente aproxima serviços da comunidade na Vila Princesa

População pôde resolver demandas diretamente com as secretarias responsáveis; Pacto Pelotas pela Paz inscreveu jovens para curso que capacita ao mercado de trabalho

25-05-2019 | 21:44:08

A praça ao lado da Escola Municipal Antônio Ronna foi espaço de integração para os centenas de moradores da Vila Princesa que participaram da oitava edição de O Bairro da Gente, neste sábado (25). A tarde de sol e calor foi convidativa à comunidade, que também pôde resolver e encaminhar demandas, diretamente, a representantes do poder público – um dos objetivos do projeto da Prefeitura, que promove audiência com a prefeita Paula Mascarenhas e leva benefícios oferecidos por parceiros.

Audiência pública movimenta O Bairro da Gente na Vila Princesa

Mutirão qualifica a Vila Princesa e beneficia a população

Apresentações culturais e musicais agitam a Vila Princesa

Centenas participaram da oitava edição de O Bairro da Gente, na Vila Princesa - Fotos: Gustavo Vara

Mais de 25 serviços em áreas como saúde, assistência social, educação e trânsito foram ofertados durante o dia. A oportunidade de ter a solução para diversas pendências, bem perto de casa, agradou os moradores, desde os mais antigos até os recém-chegados à região. É o caso de José Vasconcelos e Alice Silva, residentes há 12 anos no bairro. O casal aproveitou a ocasião para comercializar quitutes feitos em casa, como biscoitos, cucas, bolos e alfajores – uma forma de dar visibilidade à produção caseira.

“O evento tá muito legal. Em todo esse tempo que moramos aqui, nunca tinha acontecido algo parecido. Nem costumamos vir muito à praça... Mas hoje tá sendo muito bom, a comunidade toda reunida”, disse Alice, referindo-se ao fato do local estar repleto de pessoas socializando e usufruindo das atividades promovidas pelo projeto.

Oportunidade para os jovens

Uma das novidades desta edição, que chamou a atenção do público – principalmente dos mais novos –, foi a possibilidade de inscrição para o Projeto Start – iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, que capacita jovens ao mundo do trabalho, através de cursos que potencializam suas habilidades e os direcionam ao primeiro emprego.

Em poucas horas, 34 meninas e meninos estavam cadastrados no projeto, que deve começar dentro de dois meses na localidade. Simone Ribeiro acompanhou os três filhos na hora da inscrição e destacou a importância de existir uma atividade específica à preparação de adolescentes ao trabalho. “Que bom que tem algo assim, ajudando os jovens a buscarem o caminho certo”, reforçou. 

Lara, 20 anos, uma das filhas, acredita que a timidez é um dos principais obstáculos para quem busca um emprego. “Vai ser uma forma de nos desafiarmos e chegarmos mais confiante às entrevistas e processos seletivos”, contou. Em Pelotas, 125 adolescentes já foram formados pelas duas turmas do Start e 31 deles estão empregados  

Regularização

Assim como na última edição do evento, no Sítio Floresta, o trabalho da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária foi um dos mais procurados durante a tarde. Dos 80 residentes da rua Dom Antônio Zattera – uma das próximas áreas a ser regularizada pelo Município – aguardados pela equipe, 77 compareceram. Na ocasião, foram entregues os termos de concordância referentes a cada lote, depois de serem medidos pela Prefeitura. 

Secretaria agilizou o processo de regularização para 77 famílias neste sábado - Foto: Igor Sobral

“É ótimo ter a chance de solucionar algo tão importante perto de casa”, disse Jairo Soares, morador há 17 anos da Vila Princesa. O comerciante, que mantém uma vidraçaria na localidade, afirmou que garantir a escritura da sua propriedade representará um avanço importante em sua vida pessoal e profissional. 

Momento de diversão

Se os pais e familiares estiveram envolvidos em solucionar e encaminhar demandas, a criançada pôde aproveitar o dia para divertir-se. A Secretaria de Educação e Desporto fez a alegria dos pequenos no Espaço Kids, com brinquedos infláveis e cama elástica. Ela também integrou os participantes, tanto os mais novos quanto os mais velhos, no animado Aulão de Ritmos, comandado pelo Vida Ativa – projeto que atua em 51 núcleos da cidade e beneficia mais de 3 mil pessoas por mês.

Brinquedos infláveis fizeram a alegria da criançada - Fotos: Igor Sobral

As crianças ainda receberam orientações dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) sobre como manter uma convivência harmoniosa no tráfego, uma forma de incentivar a gurizada a ser multiplicadora do conhecimento em casa e entender, desde cedo, a importância de um trânsito seguro. As cinco bicicletas levadas para o evento não ficaram paradas em momento algum: mais de 100 meninas e meninos participaram da atividade educativa.  

Além da Escolinha de Trânsito, a STT confeccionou credenciais de idosos e de deficientes utilizadas em estacionamentos.

No lugar de lixo, vida

A população da Vila Princesa pôde descartar corretamente seu lixo eletrônico junto à Secretaria de Qualidade Ambiental que, em troca, entregou mudas de jabuticaba e café. O gesto que beneficia tanto o meio ambiente, quanto quem busca um destino a bens inutilizáveis (como baterias estragadas, celulares antigos e peças de computador), foi repetido 30 vezes neste sábado. O serviço do Município, em parceria com a JL Recicladora, estará disponível novamente na Associação Inova Guabiroba, dia 2 de junho, e na Baronesa, no dia 5. 

Cuidado e bem-estar

Serviços de saúde também estiveram disponíveis neste Bairro da Gente; entre eles, a confecção de 16 Cartões SUS – documento que facilita a marcação de consultas e exames, e garante o acesso a medicamentos gratuitos. A Secretaria de Saúde também marcou presença com os visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), que fizeram a alegria dos participantes distribuindo pipoca e algodão doce.

A saúde bucal foi incentiva entre as crianças - Foto: Gustavo Vara

Enquanto uma equipe da Saúde Bucal ficou responsável por ensinar a escovação correta de forma lúdica à criançada, representantes das Vigilâncias Sanitária e Ambiental orientaram sobre questões importantes, como a prevenção de zoonoses – entre elas, a toxoplasmose e a leishmaniose. 

Uma das práticas integrativas e complementares que é novidade na rede municipal, através da Rede Bem Cuidar, é o Reiki – também à disposição da comunidade durante a tarde. Guiada pela curiosidade, dona Marilda Cândida experimentou a técnica pela primeira vez durante o evento e aprovou o método que prevê a reposição energética, gerando equilíbrio emocional e hormonal. “Senti uma paz muito grande. Com certeza vou procurar saber mais sobre a prática. Valeu a pena”, disse, contente.

Marilda experimentou o reiki pela primeira vez e aprovou a técnica - Foto: Igor Sobral

Mascote do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samuzinho esteve na atividade com um objetivo importante: conscientizar a população para não passar trotes. Cerca de 30 são registrados diariamente, o que prejudica o auxílio a quem realmente precisa. Servidores do Samu ainda entregaram material informativo, que dá orientações a respeito de quando e como contatar o serviço. 

Artesanato como terapia

Há quatro anos, a UBS Vila Princesa é ponto de encontro para cerca de 20 mulheres da comunidade, que reúnem-se para produzir artesanato; mais do que isso, praticam a atividade como terapia e método de tratamento para doenças mentais, como depressão e ansiedade. Algumas das produções enfeitadas com pintura e crochê estavam à venda neste sábado – a renda será revertida na compra de novos materiais. 

Equipe da UBS e voluntárias do projeto marcaram presença no evento - Foto: Igor Sobral

Cadastro Único

O serviço foi um dos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, que realizou o processo para 14 pessoas – o cadastro representa uma porta de entrada para diversas políticas públicas. Além disso, a equipe também promoveu a doação de roupas e orientou sobre o programa Família Acolhedora e demais iniciativas de assistência social.

Orientações aos moradores

Além de oferecer informações turísticas, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação informou os moradores acerca da Sala do Empreendedor e organizou uma reunião com empreendedores individuais da localidade, dando orientações sobre o desenvolvimento de seus estabelecimentos.

As secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e de Planejamento e Gestão estiveram à disposição para encaminhar demandas respectivas a cada uma das áreas. A Secretaria da Fazenda cadastrou 13 pessoas no programa Nota Legal Pelotense – projeto que estimula a cidadania e a justiça fiscal, estabelece a concorrência leal na prestação de serviços e premia participantes. 

Educação Ambiental

O Sanep, além de disponibilizar água fresca à comunidade, prestou atendimento geral às demandas levadas pelos moradores. Além disso, o Núcleo de Educação Ambiental e Saneamento trabalhou com os pequenos a importância de cuidar do meio ambiente, valorizando ações como reciclar e não desperdiçar água.

O Procon também esteve presente para registrar reclamações e orientar o público; a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) prestou orientação técnica; equipe de limpeza da Sersul, vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, responsabilizou-se pela limpeza do local; e a Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Pública, garantiu a segurança do evento.

Tags

o bairro da gente, vila princesa, serviços

Carregando 0%
Carregando 0%