ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Oficinas do Start preparam jovens para o mercado de trabalho

Projeto-piloto está sendo realizado no Espaço da Juventude, no Navegantes, e deve ser replicado em outros bairros na cidade

15-08-2019 | 16:09:43

Desde o fim de julho, 30 jovens da região do São Gonçalo, com idades entre 14 e 22 anos, participam de oficinas do Start, promovidas no Espaço de Referência para Juventude - um dos projetos do Pacto Pelotas pela Paz, que aposta no protagonismo juvenil para reduzir a criminalidade no Município. Temas como empreendedorismo, liderança, produção de currículo, apresentação em entrevistas de emprego e preparo para o mercado de trabalho vem sendo desenvolvidos, incentivando os participantes a buscarem oportunidades para além do espaço em que vivem.

Tarefa alusiva ao Dia Internacional da Juventude abordou o tema 'Transformando a educação' - Fotos: Michel Corvello

As aulas, ministradas pelo coordenador do Start, Pablo Salomão, ocorrem uma vez por semana e reúnem uma gurizada superinteressada em aprender coisas novas, caso da estudante de jornalismo Maira Borges, 17 anos. 

“É uma oportunidade de nos prepararmos para buscar o mercado de trabalho. Aqui vencemos barreiras, como a timidez, e conseguimos colocar nossas opiniões e sonhos, o que nem sempre acontece”, diz Maira. 

Na tarde desta quinta-feira (15), por exemplo, ela e as colegas de grupo apresentaram um trabalho com o tema “Transformando a educação”. Desafiados por Salomão a compor uma tarefa alusiva ao Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto -, Maira e os colegas, divididos em grupos, apresentaram sugestões para a melhoria da educação. 

“O jovem tem muito a dizer e nem sempre é ouvido. Na escola mesmo, é aquela relação do professor que ensina e do aluno que deve aprender, mas poderia haver mais diálogo e comunicação nessa relação”, sugere Pietra Rafaela Souza, 20 anos. Ela começou a participar das oficinas para acompanhar o irmão, mas hoje percebe a importância dos encontros para sua própria vida.

Maira (de preto) e Pietra (de rosa) falaram sobre a importância da educação e de ações como o Start - Fotos: Michel Corvello

Segundo Salomão, o projeto Start não consegue atender toda a demanda e estar em todos os bairros, como seria o ideal, por isso criou-se as oficinas, responsáveis por levar conhecimentos práticos, em encontros mais curtos disponíveis para mais pessoas. “O Espaço está sendo um teste para entender a dinâmica do projeto e poder replicá-lo em outros bairros, como a Sanga Funda. Queremos que mais jovens tenham acesso aos ensinamentos do Start e as oficinas são uma forma mais rápida para isso.” Quem participar das oficinas terá a chance de concorrer a vagas na versão ampliada do Start.

Por lá, o projeto deve iniciar no dia 28 de agosto, quando toda a estrutura da ação estará disponível para até 35 jovens moradores da região. “Já temos 58 inscritos. Vai ser preciso fazer uma seleção, mas quem ficar de fora dessa etapa contará com outros cursos, como o de inglês básico, além de seminários e palestras”, conta a coordenadora do Espaço, a educadora social Solange Rocha. 

A dona de casa Cátia Rosa da Silva, 49 anos, moradora da Balsa, fez questão de levar a filha, Tamires, 19 anos, para aproveitar o que o espaço oferece. “Não dá pra perder uma oportunidade dessas.”  

Saiba mais

Pacto Pelotas pela Paz abre portas no mercado de trabalho 

Pacto pela Paz aposta na escola como centro de prevenção à violência

Redução do acumulado de crimes chega a 23% em dois anos

Start

Além do Espaço da Juventude, no Navegantes, esta etapa do projeto Start também terá turmas no Colégio Municipal Pelotense, onde as aulas iniciam no dia 27 de agosto, às 14h; e na escola Antônio Ronna, na Vila Princesa. Por lá, os encontros iniciam no dia 30 de agosto, também às 14h. O período de inscrições começará na próxima semana nos locais onde ocorrerão as atividades do Start. Projeto do Pacto, inserido no Banco de Oportunidades, o Start já formou 230 jovens moradores do Getúlio Vargas, Sítio Floresta, Colônia Z3, Areal, entre outros.

Espaço da Juventude

O Espaço também integra o Banco de Oportunidades e visa capacitar jovens da periferia e prevenir a violência no Navegantes e entorno. A ideia do local surgiu após a realização do Projeto Start, no Cras, em 2018, quando o Município percebeu a necessidade de promover atividades que estimulassem os adolescentes do bairro, aproveitando o prédio público que poderia ser melhor utilizado. Onze apenados, integrantes do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto, foram responsáveis pela pintura, troca da parte elétrica, conserto de paredes e telhado, limpeza de aberturas, vidraças e paredes.

Tags

oficinas, start, banco de oportunidades, pacto pelotas pela paz, espaço da juventude, cras são gonçalo

Carregando 0%
Carregando 0%