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Ouvidoria da Prefeitura recebe 9.794 demandas em 2019

Do total de solicitações, 5.457 foram solucionadas antes do final do ano

02-01-2020 | 16:15:50

A Ouvidoria é o meio pelo qual o cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura de Pelotas, a fim de obter informações, cobrar serviços e solicitar soluções para problemas que competem ao poder público municipal.  

A Ouvidoria atende presencialmente no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, e também por telefone e redes sociais. Fotos: Michel Corvello. 

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura  

Em 2019 foram recebidas 9.794 demandas de cidadãos, encaminhadas presencialmente ou por um dos meios de comunicação da Ouvidoria. Destas, 5.457 foram solucionadas. Os pedidos são de natureza diversa, mas há secretarias como Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Qualidade Ambiental (SQA), Transporte e Trânsito (STT) e o Sanep, que lideram as solicitações.

Confira as secretarias que receberam maior número de demandas por meio da Ouvidoria em 2019:  

  • Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI): 5.025 pedidos (3.013 solucionados)
  • Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA): 992 pedidos (493 solucionados)  
  • Sanep: 710 pedidos (539 solucionados)
  • Secretaria de Transporte e Trânsito (STT): 545 pedidos (513 solucionados)  

O Departamento de Iluminação Pública (DIP), vinculado à SSUI, foi o líder de pedidos em 2019, com 2.067 solicitações de trocas de lâmpada e consertos de postes. Destes, 1.012 foram solucionados.

Adenir de Oliveira, morador das Três Vendas, mantém contato com a Ouvidoria sempre que vê a necessidade de informar sobre algum problema da cidade. O telefone 156 é o seu modo principal para acessar a Ouvidoria. Usuário desde 2016, relata que encaminhou 129 solicitações e que 113 delas já foram solucionadas. 

“Praticamente todos os pedidos que fiz foram atendidos, e o pessoal é sempre bem atencioso”, conta Adenir.  

Manda um Whats

Uma novidade em 2019 foi a criação do WhatsPel, canal de comunicação da Ouvidoria pelo Whatsapp, que facilita o contato com a Prefeitura para quem utiliza a rede social.  

Acesse aqui o WhatsPel.

“O contato com as pessoas é o que a gente busca. Nesse sentido o WhatsPel é mais uma opção de comunicação do cidadão com a Prefeitura”, conta o diretor da Ouvidoria, Jone Soares.  

Soares recorda um episódio marcante, de 2019, que ocorreu na rua 22 de Maio. Após um período de chuvas fortes, em outubro, enfrentava problemas nas condições de trânsito. “Foram diversos pedidos para colocação de saibro e tapa-buracos, e os moradores ligaram para agradecer quando o serviço foi atendido.”  

O diretor da Ouvidoria, Jone Soares, conta que o objetivo é estar sempre em contato com o cidadão. Foto: Michel Corvello. 

O papel da Ouvidoria é escutar e entender o problema ou pedido do solicitante, encaminhar a questão para o órgão responsável da Prefeitura, mediando a relação entre as secretarias e o cidadão. Cada pedido feito à Ouvidoria é registrado no sistema Cooc, site criado pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), e lá é monitorado até ser solucionado e concluído.  

Conheça os canais de comunicação da Ouvidoria:

Telefone

  • 156 (ligação grátis, funciona apenas para chamadas feitas de telefone fixo)
  • 3309-6012
  • 3309-6003

WhatsPel

Facebook da Prefeitura

Tags

ouvidoria, 156, whatspel

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