ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Paciente internado em UTI Covid tem alta do HE-UFPel

Morador de São José do Norte esteve internado em Pelotas durante 18 dias

15-07-2020 | 19:03:12

A quarta-feira (15) foi de comemoração para os profissionais do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). A alta de um paciente, internado na UTI da ala Covid, mudou a rotina da unidade, que é a referência para o atendimento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Fotos: Divulgação HE-UFPel

Em meio a aplausos e gestos de carinho, o homem de 53 anos, profissional da saúde, despediu-se de funcionários e médicos que acompanharam os 18 dias em que esteve hospitalizado, sendo que, em 11 deles, precisou de ventilação mecânica, ou seja, esteve ligado a um respirador.

 A infectologista Danise Oliveira, uma das profissionais responsáveis pelo atendimento na ala Covid do HE-UFPel, disse que a cura do paciente é "fruto de esforço conjunto entre a regulação de leitos, gestão hospitalar e equipe assistencial da UTI Covid do Hospital-Escola. Todos os profissionais envolvidos sentem-se orgulhosos deste resultado".

Veja mais

+ Secretaria de Saúde anuncia obra para ampliar leitos Covid no HE-UFPel

A superintendente do HE-UFPel, Samanta Madruga, aproveitou o momento de celebração para destacar a humanização do cuidado ofertado aos pacientes do Hospital-Escola e, também, salientar o trabalho realizado pela equipe da instituição de saúde. "Saudamos a todos que estão nesta luta, com a esperança de que vencer o vírus é possível”, afirmou.

A esperança foi estampada em uma folha de papel carregada pelo paciente: "Eu venci a Covid". Ele não escondeu a emoção, ao se encontrar com parte da família na saída do hospital. “Ficávamos à espera do boletim e, a cada notícia, era uma vitória”, relembrou a esposa.

Referência 

No dia em que a unidade dedicada a pessoas contaminadas pelo novo coronavírus comemorou a cura de um paciente, outros 18 permaneciam internados. Oito são moradores outras cidades gaúchas - assim como o doente recuperado, residente em São José do Norte. Segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a alta de um paciente que foi considerado grave, além de confirmar o HE como referência em atendimento Covid, também confere à unidade o reconhecimento como referência de humanização.

"Acompanhei de perto a construção do serviço que seria prestado na área Covid. Desde o primeiro momento, a preocupação da gestão do HE com o máximo de segurança e conforto possíveis, tanto para a equipe quanto para o paciente e sua família. Sabemos que temos muitas restrições decorrentes deste tipo de adoecimento, mas o HE não mediu e não mede esforços para atingir esse objetivo", disse Paganini.

  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, covid, hospital escola, ufpel, paciente, uti

Carregando 0%
Carregando 0%