Evento que ocorre durante a Fenadoce busca consolidar Pelotas como destino turístico através de sua história
05-06-2019 | 17:00:10
A 27ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) começou nesta quinta-feira (5), com a temática “Patrimônio Nosso”. E é buscando valorizar a beleza e a história de Pelotas, que a Prefeitura promove o I Seminário de Turismo e Cultura, no dia 13 de junho, dentro da programação do evento.
27ª Fenadoce vai exaltar patrimônios material e imaterial de Pelotas
Reconhecimento de Pelotas como patrimônio nacional completa um ano
Turismo Virtual mistura patrimônio e tecnologia na Fenadoce
O objetivo principal é consolidar o município como destino turístico, a partir do reconhecimento obtido no último ano, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2018, o modo de fazer os doces tradicionais de Pelotas e da Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu), e o Conjunto Histórico Arquitetônico foram distinguidos pelo Instituto, como importantes para a cultura e o patrimônio do país.
Para destacar esse fato, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) organizou o seminário voltado à conservação e educação patrimonial, trazendo gestores de outras cidades brasileiras que apostam nesse tipo de atividade para movimentar também a economia.
Entre os painelistas confirmados estão o técnico em conservação arquitetônica do Iphan, Luiz Antônio Bulcato Custódio; o secretário de Turismo e Lazer de Laguna (SC), Evandro Carneiro Flora; e a professora da Unisinos e doutora em Planejamento Urbano e Regional, Cristina Schneider.
A oportunidade também servirá para a apresentação das potencialidades da Princesa do Sul à jornalistas especializados na área de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo.
O 'I Seminário de Turismo e Cultura: Pelotas Patrimônio Nosso' é gratuito e ocorrerá a partir das 14h, no Centro de Eventos da Fenadoce. Parte do encontro será voltado ao aplicativo Turismo Virtual em Pelotas, plataforma oficial da feira, que mescla tecnologia e história. As inscrições são feitas por meio deste link.