ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Paula conversa com servidores em visita ao Cras Fragata

A exemplo dos demais Centros de Referência do município, sede do Fragata apresenta aumento de usuários durante a pandemia

07-05-2020 | 14:36:01

Na manhã desta quinta-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas foi até a sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fragata, para conhecer de perto a rotina de trabalho das equipes, neste momento da crise gerada pelo novo coronavírus. A visita faz parte de um itinerário que a chefe do Executivo pelotense vem cumprindo, com objetivo de percorrer todos os Cras do município, a fim de cumprimentar os servidores, pelo exercício das atividades, e identificar os novos desafios enfrentados no atendimento. A prefeita está atenta ao público-alvo: as comunidades mais fragilizadas em função da pandemia.

Prefeita conferiu de perto os novos desafios dos servidores durante a pandemia – Fotos: Gustavo Vara.
“Estamos percorrendo os Cras do município, que têm papel fundamental nesse momento, para agradecer as equipes pelo empenho, e pedir que reforcem as medidas de prevenção ao coronavírus com os usuários”, ressaltou Paula. 

Para registrar a atenção com as medidas preventivas, a prefeita entregou, à equipe, 50 máscaras de pano feitas pelo projeto Máscaras Cuidativas e doadas a Prefeitura.

No Cras Fragata, que atende desde parte do Simões Lopes até a Vila Governaço e Passo do Salso, são cerca de 9 mil famílias cadastradas. A média mensal de cestas básicas encaminhadas a elas, antes da pandemia, era de 65 unidades. Em abril, foram mais de 300 kits, sem contabilizar os dos mutirões de entrega de alimentos, que levam auxílio para moradores necessitados. Portanto, impedem o deslocamento das pessoas à sede do Cras, mantendo-as no indispensável distanciamento.

Maior desafio

“Nosso maior desafio é fazer chegar o nosso serviço às famílias mais vulneráveis, que quase sempre são as que moram nas localidades mais afastadas da nossa sede e, portanto, têm mais dificuldade de deslocamento. Os mutirões são uma maneira de suprir”, conta a coordenadora do Cras Fragata, Cristiane Campos. 

No local, também funciona o Serviço de Fortalecimento de Vínculos e Convivência. Atualmente, ações presenciais estão suspensas, e os grupos mantêm contato via internet ou telefone, para continuidade do acompanhamento dos usuários. Pela página Artesanato das Poderosas, é possível conferir o trabalho do grupo de mulheres da unidade, por exemplo.

“São 12 mulheres que utilizam o artesanato como meio de geração de renda, além de ser uma atividade terapêutica. É o grupo mais antigo do Cras; existe desde sua inauguração, há cerca de dez anos”, detalha a técnica responsável, Elisângela Pereira. A servidora lança mão de aplicativos de bate-papo e redes sociais para se comunicar com as usuárias.

Idosos em ação

As atividades do grupo de idosos permanecem interrompidas, mas a assistente social responsável, Alessandra Martelli, continua em contato por intermédio do telefone. “Os idosos têm uma preocupação com seus familiares; alguns possuem parentes fora da cidade, e há uma apreensão com a sua própria saúde, então é importante manter esse diálogo com eles”, explica.

Com a pandemia, alguns serviços do Cras foram paralisados, outros prosseguiram, porém a distância: telefone, e-mail e redes sociais, ou somente em situações emergenciais.

Saiba os contatos

Cras Fragata

  • Telefone: (53) 3227-6551 – aceita ligações a cobrar. 
  • E-mail: crasfragata10@gmail.com.
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
  • Endereço: avenida Duque de Caxias, nº 734.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

cras fragata, prefeita paula mascarenhas, pandemia, assistência social, novos desafios, visita da prefeita, cumprimentos aos servidores

Carregando 0%
Carregando 0%