Resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira (26) em Porto Alegre
27-11-2018 | 12:00:35
Das 94 iniciativas gaúchas inscritas na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Pelotas esteve entre as finalistas, concorrendo com o projeto ‘A Cultura Empreendedora como Caminho para a Promoção da Paz’. O resultado anunciado na noite desta segunda-feira (26), em Porto Alegre, colocou a prefeita Paula Mascarenhas entre os 25 melhores gestores do Estado quando o assunto é empreendedorismo.
A premiação é uma forma de reconhecer os prefeitos que implementaram iniciativas que estimulam o surgimento e o crescimento de pequenos negócios e que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento das cidades. Paula concorreu na categoria ‘Empreendedorismo na Escola’.
“Pelotas foi finalista com um projeto de empreendedorismo nas escolas. É um projeto que nos orgulha muito e que, além de preparar nossas crianças e jovens para um novo mundo, para acreditarem em si e nas suas potencialidades e se tornarem futuros empreendedores, também é um projeto que se conecta com o Pacto Pelotas pela Paz, com a segurança pública, dando oportunidade para as crianças. Elevando a sua autoestima, abrindo portas para os jovens”, disse a prefeita.
Paula garantiu o Selo Prefeito Empreendedor, em função da nota superior à pontuação mínima estabelecida no regulamento do certame. Os demais condecorados foram os gestores de Alegrete, Arroio do Meio, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Estância Velha, Farroupilha, Frederico Westphalen, Harmonia, Lagoa Vermelha, Lajeado, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Panambi, Santa Maria, São Marcos, Soledade, Taquari, Torres, Três Arroios, Tupandi, Venâncio Aires e Viamão
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participou da solenidade e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae junto aos municípios, bem como o legado que os prefeitos deixarão. “A responsabilidade de transformação é de todos. Se hoje vocês estão aqui é porque fizeram a diferença, foram líderes em suas comunidades”, enfatizou Sartori.
Durante a premiação, os governantes ainda acompanharam uma palestra com o ex-secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, sobre o papel de governos empreendedores num contexto de maior tecnologia e participação da sociedade.
O esforço coletivo do Município de disseminar a cultura da paz e de refletir na redução da criminalidade, através do Pacto Pelotas pela Paz, permeia o caminho que levou Pelotas à etapa final do Prêmio. Considerando a importância de apresentar aos jovens alternativas que os mantenham distantes da violência e desenvolvam as suas competências empreendedoras, uma série de ações foi promovida desde o ano passado.
Mais de 2.800 alunos de 15 escolas da rede municipal foram beneficiadas com a iniciativa, que englobou a implantação do projeto ‘Educação Empreendedora’, do Sebrae, e as estratégias de prevenção à violência do Pacto: Cada Jovem Conta, Banco de Oportunidades e Projeto Start. Foram mapeadas, entre as regiões de maior vulnerabilidade da cidade, aqueles educandários identificados com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Entre os números positivos, 187 professores foram qualificados para aplicar o projeto; 300 vagas foram captadas – entre cursos, oficinas e empregos –; 289 preenchidas; e 5 empreendimentos fomentados pelo projeto. A mobilização para transformar o futuro desses jovens pelotenses foi criada através de uma rede de cooperação formada pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Educação e Desporto (Smed), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), e Cultura (Secult), explica a diretora executiva da Seplag, Berenice Nunes.
“A disciplina de educação empreendedora é uma forma que os professores têm para identificar os alunos em situação de risco e com grande probabilidade de evadirem a escola. Isso se costura com a atuação do Banco de Oportunidades, que encaminha para cursos, vagas de emprego e oficinas”, frisou.
Além da implantação do ‘Educação Empreendedora’ nas instituições de ensino, o Município agregou ao projeto outras ações com o objetivo de desenvolver características comportamentais que eduquem crianças e jovens para escolhas empreendedoras e que os insiram no mundo do trabalho.
Isso seu deu através das estratégias do Pacto: ‘Cada Jovem Conta’, que identifica estudantes em perigo de evadir a escola e delimita ações dentro da saúde, educação e assistência social, a fim de protegê-los e solucionar problemas que afetem o convívio familiar; ‘Start’, projeto nos bairros que capacita os jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego através de aulas que abordam empreendedorismo, liderança, comunicação e produção de currículos; e ‘Banco de Oportunidades’, que oferta vagas através de parcerias com o empresariado local, instituições de ensino público e privado, em Jovem Aprendiz, cursos profissionalizantes, oficinas culturais e esporte.
“No fim das contas estamos salvando vidas. Essa é a nossa obrigação como gestores municipais, e eu estou muito contente de ver Pelotas chegando a final de um prêmio tão importante quanto este, sobretudo numa parceria fundamental com o Sebrae”, destacou a prefeita Paula.
Pelotas recebeu, em agosto, a visita da técnica do Sebrae, Roselaine Moraes, que veio ao município para conhecer o projeto e comprovar a sua execução nas escolas da rede. A atividade integrou e terceira etapa do Prêmio, que também previu as fases de pré-seleção e seleção.
Para poder inscrever-se no Prêmio, as cidades precisavam possuir a Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa e atender três de cinco pré-requisitos estabelecidos pelo Sebrae; Pelotas cumpre todos. São eles: ter um agente de desenvolvimento nomeado; ter implementado a Sala do Empreendedor; oferecer disponibilidade de consulta prévia de viabilidade de endereço no registro de novos negócios; aplicar tratamento diferenciado estabelecido na Lei Complementar n° 123/2006; e adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
Os vencedores nas sete categorias foram:
Farroupilha, São Marcos e Torres tiveram as maiores pontuações e se classificaram como as melhores ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios’. Eles concorrerão com projetos do Paraná e Santa Catarina para a escolha dos cinco projetos da Região Sul que participarão do prêmio nacional em maio de 2019.